
MIMO Festival celebra 21 anos com edições em Olinda e São Paulo
O MIMO Festival retorna em setembro às ruas de Olinda (PE), onde nasceu, e de São Paulo, levando uma programação multicultural gratuita que celebra a diversidade artística e a ocupação dos espaços históricos. Com apresentação da Petrobras e novos patrocinadores, o evento promete reunir artistas de diferentes países e gêneros musicais em um dos maiores encontros culturais do mundo.

Na cidade pernambucana, o festival acontece nos dias 12, 13 e 14 de setembro, com patrocínio da Stone e apoio da Prefeitura de Olinda, Complexo Industrial Portuário de Suape, Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Copergás, Novotel Recife Marina, Conservatório Pernambucano de Música e Nova Brasil FM.
Em São Paulo, a programação é realizada com apresentação do Ministério da Cultura e do Governo do Estado, além de patrocínio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa. O projeto tem apoio do Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas 2023 e produção da Lu Araújo Produções Artísticas.
“A Petrobras acredita na cultura como expressão de identidade e pluralidade, e patrocinar um festival gratuito que conecta diferentes linguagens reforça esse compromisso”, destaca Alessandra Teixeira de Teixeira, gerente de patrocínio da estatal.
Um festival itinerante e multicultural
Com 21 anos de história, o MIMO Festival já soma 63 edições em mais de 14 cidades do Brasil e da Europa, reunindo mais de 2 milhões de espectadores. Para a idealizadora e diretora artística Lu Araújo, cada edição reafirma a missão de democratizar o acesso à cultura e valorizar o patrimônio histórico.
“É um ato de resistência realizar um evento gratuito desse porte, trazendo tanto novos talentos quanto artistas consagrados do Brasil e do mundo”, afirma Lu Araújo.
Workshops e formação artística
O Programa Educativo do festival, que já beneficiou mais de 30 mil alunos ao longo dos anos, terá workshops patrocinados pela Petrobras.
Em Olinda, as oficinas serão no Conservatório Pernambucano de Música, com músicos como Lionel Suarez, Baptiste Herbin, Anne Paceo, Carles Benavent, Samy Thiébault e Pascal Danaë.
Em São Paulo, os workshops acontecem na Praça das Artes, com participação do grupo Lá na Xepangara, Carles Benavent, Annie & The Caldwells, Carlos Malta e Bernardo Aguiar.
Impacto social e empreendedorismo
Em Olinda, a Stone promove ações sociais em parceria com a Casa Zero e a Rede Muda Mundo. Além da venda de produtos reutilizáveis e alimentos, haverá mentorias para 200 empreendedores locais, acesso a microcrédito e capacitação pelo programa Impulso Stone.
“Queremos mostrar que o consumo pode ser consciente e solidário, gerando oportunidades de inclusão produtiva”, afirma Carolina da Costa, diretora de Impacto e Sustentabilidade da Stone.
Atrações nacionais e internacionais
A edição 2025 do MIMO Festival traz uma curadoria inédita com o Jazz in Marciac, um dos maiores festivais de jazz do mundo, em colaboração artística que integra a Temporada França-Brasil 2025. Entre os artistas internacionais estão o pianista cubano Roberto Fonseca, a baterista francesa Anne Paceo, o trio Delgrès, a cantora Votia (Ilha da Reunião), além dos portugueses Manuel de Oliveira e João Frade, e o espanhol Carles Benavent com o projeto Ibéria.
O festival também recebe nomes como Samy Thiébault, Baptiste Herbin & Nicolas Gardel, e o grupo gospel americano Annie & The Caldwells.
No cenário nacional, destacam-se apresentações de Edu Lobo, Cordel do Fogo Encantado, Hamilton de Holanda, Amaro Freitas, Juliana Linhares, Lia de Itamaracá, Carlos Malta & Pife Muderno e Ortinho, com participação especial de Maria Alcina.
Com shows, DJs sets, cinema, fórum de ideias e oficinas, o MIMO Festival segue consolidado como uma referência global em acesso gratuito à cultura e na promoção de diálogos entre diferentes sonoridades e territórios.
Para mais informações, acesse o site.
Foto: Divulgação