Bienal do Livro Rio 2025 destaca diversidade na curadoria e fortalece laços com o público

Time de curadores do maior evento literário do Brasil reforça a pluralidade de vozes e bagagens

Bienal do Livro Rio 2025 destaca diversidade na curadoria e fortalece laços com o público

A Bienal do Livro Rio 2025, apresentada pela Shell Brasil como patrocinadora na cota principal, promete ser uma edição memorável. Além da ampla e diversificada programação, a curadoria plural e altamente conectada ao público reafirma o compromisso do evento em valorizar a diversidade de vozes do universo literário e cultural, destacando perspectivas do Brasil e do mundo.

“A Bienal do Livro Rio é um espaço onde as ideias se encontram e se transformam, e nada representa melhor essa dinâmica do que a diversidade da nossa curadoria. Assim, reunimos profissionais com bagagens tão distintas quanto potentes, que vêm de diferentes áreas e que trazem olhares únicos sobre o que a literatura e a cultura contemporânea podem oferecer”, explica Tatiana Zaccaro, diretora da GL events Exhibitions e responsável pela Bienal do Livro Rio.

Time de peso

O time de curadores da Bienal do Livro Rio 2025 reúne grandes nomes do cenário cultural e literário, cada um com contribuições únicas. A jornalista Flávia Oliveira agrega sua expertise em questões sociais e culturais; o ator Lázaro Ramos destaca-se pela trajetória de resistência e promoção de diálogos; a roteirista Bianca Ramoneda contribui com sua sensibilidade criativa; a escritora Clara Alves inspira o público jovem; o historiador Luiz Antônio Simas transforma a sabedoria popular em literatura; Pedro Pacífico (conhecido como Bookster) é um dos principais influenciadores do universo literário no Brasil; Thalita Rebouças, hoje best-seller da literatura infantojuvenil, iniciou sua carreira na própria Bienal; e a dupla Rosane Svartman e Clélia Bessa apresenta uma curadoria que conecta os mundos literário e audiovisual.

Esse grupo diverso vai além de definir uma lista de convidados: eles enriquecem os debates ao conectar temas, autores, gêneros e formatos, criando uma experiência inclusiva e inspiradora para leitores e visitantes de todos os perfis.

Um dos aspectos que torna esta edição ainda mais especial é a conexão pessoal de cada curador com a Bienal do Livro Rio. Todos já estiveram ligados ao evento de alguma forma, seja como participantes, mediadores ou colaboradores. Então, essa vivência prévia proporciona uma compreensão profunda sobre o significado do evento e seu papel como o principal palco cultural do país. Por isso, a Bienal é um espaço onde ideias se encontram, a diversidade é celebrada e o conhecimento é compartilhado, unindo pessoas de todas as idades e origens em torno da paixão pela literatura.

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso serviço você aceita tal monitoramento. Para mais informações leia nossa Política de Privacidade Política de Privacidade.