Rio Innovation Week 2025 teve mais de 20 marcas com experiências e ativações

Patrocinadores e parceiros como Banco do Brasil, Superbet, Petrobras, Transpetro, Riotur, Setur-RJ, Niterói, Red Bull, Instituto XP, RecargaPay, Rede Windsor e Montreal estiveram no evento

🔎 Foco da notícia 🔎

  • O Rio Innovation Week 2025 recebeu 2 mil startups, 400 expositores, 20 delegações internacionais e mais de 3 mil palestrantes.
  •  
  • Mais de 20 marcas patrocinadoras apresentaram estandes interativos, simuladores de realidade virtual, jogos, workshops, palestras e espaços de networking.
  •  
  • Com o tema “Um olhar através da Ética”, o evento debateu como tecnologias como inteligência artificial, automação e biotecnologia podem promover inclusão, mas também gerar desigualdades, incentivando um ecossistema mais ético e sustentável.

O Rio Innovation Week 2025, considerado o maior encontro global de tecnologia e inovação, aconteceu de 12 a 15 de agosto, no Pier Mauá, Rio de Janeiro.

A quinta edição do evento ocupou 90 mil m², com 8 mil m² dedicados a experiências imersivas, 40 palcos simultâneos, 47 conferências e mais de 3 mil palestrantes, reunindo empresas, startups e lideranças mundiais para debater o tema central de 2025: “Um olhar através da Ética”.

Com 2 mil startups, 400 expositores e expectativa de R$ 4 bilhões em negócios, o RIW 2025 reforçou seu papel como grande vitrine para tecnologia, inovação e conexões de impacto.

“O Rio Innovation Week é um movimento que conecta mentes brilhantes e soluções transformadoras, unindo tecnologia e ética para um futuro mais inclusivo e sustentável”, afirma Luciana Potsch, diretora-executiva do Rio Innovation Week.

Além dos conteúdos e debates, o evento se destacou pelas ativações e experiências criadas por mais de 20 marcas patrocinadoras e parceiras, que transformaram o Pier Mauá em um grande laboratório de inovação.

Ativações do RIW 2025

Confira as principais ativações do Rio Innovation Week 2025:

Banco do Brasil

O Banco do Brasil marcoupresença com uma série de iniciativas que reforçaram seu compromisso com a tecnologia, a inovação e a sustentabilidade, com destaque para a Árvore BB, uma instalação interativa alimentada por inteligência artificial generativa. Ela foi projetada para interagir com o público, acolhendo ideias e sugestões para um mundo mais sustentável. E ainda uma ação volante e o estande, localizado no Armazém 3, com palco para painéis e ativações sobre educação financeira.

No evento, o BB mostrou como a tecnologia pode ser utilizada para promover a maturidade digital, a diversidade e conversa sobre recursos e investimentos sustentáveis, com foco nos públicos jovem e universitário.

Na Árvore, o público teve um momento de conversa com a IA generativa embarcada no equipamento e todas as sugestões e propostas para um mundo mais sustentável serão levadas para a COP 30, no próximo mês de novembro, em Belém. Quem interagiu com a Árvore recebeu um pin com tecnologia NFC, que possibilita acessar o conteúdo da sua conversa.

Petrobras

Com um estande de 90m² no Armazém 4, ao lado do Palco Energy Hub (também assinado pela empresa), a Petrobras mostrou durante o Rio Innovation Week 2025 seu compromisso com a transição energética justa, apresentando iniciativas em energias renováveis e biocombustíveis, além da meta de operar com baixas emissões de carbono.

A programação incluiu o Conexões para Inovação, série de iniciativas que integram a empresa a universidades, startups, empresas e centros de pesquisa. O público pôde participar de simulações com óculos VR que transportam o visitante para operações offshore.

Transpetro

Maior empresa de logística multimodal da América Latina, apresentou no Rio Innovation Week 2025 duas palestras sobre IA em operações portuárias e tecnologia de conexão remota no transporte marítimo. No Armazém 4, ofereceu simulador marítimo de 180°, óculos de realidade virtual 3D, game de navegação sustentável e quiz interativo. Manteve também a Sala de Apoio à Amamentação no Armazém 3.

Superbet

Patrocinadora master, estreiou no Rio Innovation Week 2025 com um Lounge de 80m² voltado a negócios e networking, happy hour no pôr do sol e camarote exclusivo no RIW Music Session com show de Ferrugem, embaixador da marca.

Entre as ativações: simulador de Fórmula 1, projeção mapeada e participação no Salão Imersivo de Esportes com painéis sobre storytelling esportivo, IA e big data no combate à manipulação de resultados. O ponto alto foi o keynote de John Maeda, VP de IA da Microsoft.

PRODERJ

Em parceria com a Secretaria de Estado de Transformação Digital, apresentou um espaço phygital, com palestras sobre IA, governança de dados e big data.

Houve ainda a entrega do Prêmio Maturidade Digital e o painel “Transformação Digital e Dados Abertos: Como o RJ Está Construindo o Governo do Futuro”, com participação do secretário Feu Braga e do presidente Lucio Camilo.

PMERJ

Mostrou tecnologias de segurança como drones, reconhecimento facial e aplicativos 190 RJ e Rede Mulher.

Destaque para o projeto 190 Integrado, que permite compartilhamento de câmeras em tempo real com a polícia.

Riotur

Na Arena “No Clima do Rio”, localizada no Armazém 5, foram 32 painéis e 70 palestrantes discutindo afroturismo, cidades inteligentes, economia do mar, turismo LGBTQIAPN+ e eventos esportivos.

Setur-RJ

Apresentou no Rio Innovation Week 2025 políticas públicas para o desenvolvimento do turismo, qualificação profissional e valorização da cultura e do artesanato fluminense.

Prefeitura de Niterói

Levou ao evento os programas Acelera Niterói, PDPA e Sandbox Regulatório, além de iniciativas com outras secretarias. Haverá palestra do futurista Ian Beacraft (15/08).

Galp

Mostrou suas operações no Brasil e investimentos em P&D para novas soluções energéticas.

Instituto XP e XP Inc.

Promoveram dois painéis: “Os impactos da IA no mercado financeiro” (15/08) e “Mercado financeiro e a crise climática” (12/08).

RecargaPay

Apresentou no dia 13/08 a palestra “Empreendedorismo real: decodificando inovações nos pagamentos”, com o COO Gustavo Victorica.

Red Bull

Realizou talks sobre seus documentários, workshop de Passinho e conversas sobre inovação na cobertura de eventos, além de atrações ligadas a games e futebol.

Pesagro-Rio

Apresentou tecnologias para fortalecer a agricultura familiar e a produção sustentável.

Rede Windsor

Mostrou projetos culturais e sociais apoiados via leis de incentivo.

Detran RJ

Levou um estande de 100m² com novidades em modernização de atendimento e palestras sobre mobilidade e educação no trânsito.

Montreal Ventures

Apresentou sua plataforma de reconhecimento facial com IA, aplicada a segurança, marketing, operações e experiência do usuário, com cases reais.

Fotos: Divulgação e Reprodução/Rede Sociais

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso serviço você aceita tal monitoramento. Para mais informações leia nossa Política de Privacidade Política de Privacidade.