Estratégias de Empreendedorismo no Brand Experience: O que definirá o sucesso das marcas em 2025
Com a evolução contínua do comportamento dos consumidores e o avanço tecnológico, 2025 promete ser um marco no setor de brand experience. Marcas que buscam se destacar precisarão adotar estratégias inovadoras, alinhadas às tendências emergentes. Segundo um levantamento recente da Kantar, pilares como personalização, sustentabilidade, evolução da Inteligência Artificial e a economia dos criadores serão essenciais para o sucesso no mercado.
Entre os principais destaques, está a crescente importância das comunidades. Em um cenário onde a pandemia da Covid-19 causou o distanciamento físico, em 2025, o sucesso das marcas estará cada vez mais atrelado à capacidade de criar comunidades vibrantes e engajadas em torno de seus valores e propósitos.
“Não será suficiente apenas vender produtos; será essencial oferecer espaços onde consumidores possam interagir, trocar experiências e construir conexões reais. E o grande diferencial dos eventos estará nisso: na capacidade de gerar o senso de pertencimento. Então, esse será o diferencial competitivo, transformando clientes em defensores leais de valores e estilos de vidas do grupo de pessoas dos quais participam”, comenta Gustavo Costa, CEO da LGL Case.
A WGSN também reforça a importância do fortalecimento das comunidades e das colaborações entre elas, validando essa tendência para o mercado. No artigo Estratégia de marca 2025: O futuro das colaborações, a empresa de previsão de tendências destaca que as marcas precisarão ir além do convencional, adotando uma imaginação estratégica para enfrentar um cenário de decisões complexas e incertezas. Segundo a WGSN, “uma das soluções para a imaginação estratégica são as colaborações entre diferentes varejistas e indústrias, que podem criar sinergias, impulsionando assim ambos os setores e ajudando-os a alcançar um novo patamar no mercado.”
Conexões reais e o Brand Experience
Assim como as comunidades, a sustentabilidade se posiciona como uma expectativa central para os consumidores. Não basta mais parecer preocupado com o meio ambiente, é preciso ter ações reais voltadas para sua defesa. O consumidor está mais atento e crítico. Além disso, segundo Gustavo, em 2025, práticas sustentáveis deixarão de ser “apenas um atrativo na vitrine” e passarão a ser pré-requisitos essenciais para fidelizar clientes. Para ele, marcas que não adotarem um propósito genuíno e incorporarem práticas responsáveis em suas operações estarão propensas a crises e a perda contínua do interesse do público.
A diversidade e a inclusão também estabelecem-se como pilares inegociáveis. “Não se trata apenas de representação, mas de identificação. Por isso, campanhas autênticas, que refletem verdadeiramente a pluralidade da nossa sociedade, têm o poder de gerar conexões profundas e duradouras. Isso, em um mercado saturado, faz toda a diferença”, analisa o CEO.
Assim, em um cenário onde tendências como personalização, sustentabilidade, diversidade e construção de comunidades moldam o futuro do mercado, a capacidade de adaptação e inovação será determinante. “As marcas que não apenas acompanharem, mas liderarem essas transformações, estarão à frente em 2025″, finaliza o executivo.