
EAÍ?! Content Experience traz insights da Expo Osaka em evento no MIS
A agência EAÍ?! Content Experience reuniu, nesta semana, no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo, profissionais de marketing e inovação no Download Expo 2025: Futuros Vivos, encontro que traduziu os principais insights da Expo Osaka, no Japão.

Referência em ativações e experiências imersivas, a EAÍ?! levou uma comitiva à feira internacional, que a cada cinco anos apresenta soluções e tendências para os rumos da sociedade. A iniciativa reforça a estratégia da agência de aproximar o mercado brasileiro de inovações globais — em 2022, na Expo de Dubai, a empresa foi responsável pela ativação da Usina de Itaipu no Pavilhão Brasil, que atraiu mais de 2 milhões de visitantes e venceu o Prêmio Live 2022 na categoria Evento do Ano.
Durante o evento no MIS, os especialistas destacaram a transição do storytelling para o “storyliving”, em que o público deixa de ser apenas espectador e se torna coautor da narrativa de marca.
“O principal ativo de uma marca é o seu poder narrativo, e agora esse poder precisa ser compartilhado com o público”, afirmou Paulo Farnese, CEO da EAÍ?!.
Entre os insights da Expo Osaka, estiveram o uso da sensorialidade nas experiências, a presença crescente da inteligência artificial para monitorar emoções e a valorização da coexistência entre humanos, tecnologia e natureza.
A futurista Mônica Magalhães, que também integrou a viagem, destacou cinco pilares de transformação: da sustentabilidade à regeneração, da interação à coexistência, da saúde ao bem-estar ampliado, além da ideia de tecnologia invisível (“Tech For Human”) e da importância dos ciclos naturais como referência para consumo e inovação.

“A Expo Osaka foi uma grande intersecção entre o presente e o futuro, olhando para os principais desafios e trazendo à tona o papel individual de cada um na história do mundo. Em meio ao imediatismo e à ânsia de inovar, também precisamos pensar no planejamento a longo prazo, no fim das coisas e no impacto real das nossas ações, como indivíduos e marcas”, destacou Guilherme Bailão, diretor de Brand Experience & Sponsorship da Heineken, que também participou do debate.
Com o olhar da EAÍ?!, a leitura é clara: o futuro das marcas estará cada vez mais ligado à imersão sensorial, ao impacto narrativo e à capacidade de criar experiências em que as pessoas não apenas escutem histórias, mas vivam e construam essas narrativas junto às marcas.
Fotos: Divulgação