
Ativação criada pela Blood impulsiona formalização do programa “Se Essa Rua Fosse Minha”
Uma experiência imersiva desenvolvida pela Blood, agência especializada em non-stop experience, foi decisiva para oficializar o programa “Se Essa Rua Fosse Minha” durante o 100º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), realizado em abril, em São Paulo.
A iniciativa, idealizada pela Comissão de Infraestrutura (COINFRA) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), ganhou forma dentro do evento e resultou, nesta semana, na assinatura do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre a CBIC e o Ministério das Cidades.

Responsável por toda a concepção do ENIC — incluindo estandes, auditórios e a programação de painéis e palestras — a Blood criou uma ativação sensorial que traduziu um tema técnico em uma vivência prática, permitindo que autoridades e participantes percebessem, de forma concreta, os impactos do projeto. Essa abordagem inovadora foi determinante para sensibilizar o setor público e acelerar as negociações com o governo federal.
“Com ‘Se essa rua fosse minha’, o desafio foi converter dados e necessidades da infraestrutura em uma vivência. Buscamos um formato que permitisse ao público não apenas entender, mas sentir e interagir com uma proposta de cidade ideal, provocando uma reflexão sobre o espaço urbano que desejamos”, destaca Ale Tcholla, sócio e diretor criativo da Blood.
Sobre o programa
O “Se Essa Rua Fosse Minha” busca apoiar municípios brasileiros na requalificação de áreas urbanas degradadas, com foco em projetos integrados de infraestrutura e incentivo à formação de parcerias público-privadas (PPPs).
A ativação no ENIC reforçou o poder das experiências presenciais na mobilização de políticas públicas e na construção de narrativas que envolvem sociedade civil e autoridades.
O projeto nasceu a partir de uma provocação do CBIC Jovem, que contou com pesquisas, escuta ativa e o apoio das comissões de Infraestrutura e Responsabilidade Social da entidade. A proposta foi traduzida em uma instalação que convidava os visitantes a interagir com uma “cidade ideal”, refletindo sobre prioridades urbanas como segurança, acessibilidade, saneamento, transporte e lazer.
Uma árvore cenográfica reunia as contribuições dos participantes, organizadas por cores de acordo com os temas.
O ENIC 2025 foi realizado de 8 a 11 de abril no São Paulo Expo, em paralelo à 29ª edição da FEICON. Em sua centésima edição, o encontro reuniu líderes, especialistas e autoridades em quatro dias de debates sobre sustentabilidade, inovação e tecnologia, com mais de 120 painéis e 200 palestrantes nacionais e internacionais.
Foto: Divulgação