
Frontier ‘mais japonesa’ do Brasil foi exposta na Japan House São Paulo
A Nissan, depois de sua estreia no Festival do Japão de São Paulo, levou a Frontier “mais japonesa” do Brasil à Japan House São Paulo. Assim, o espaço trata-se de uma ação de live marketing criado pelo governo japonês. O intuito é de propagar elementos da cultura nipônica que unem tradição e futuro, assim como a picape da marca.
Sobre a obra exposta na Japan House São Paulo
A obra de arte sobre rodas é fruto da 3ª edição do Concurso Acadêmico de Design da Nissan, que homenageia os 115 anos da imigração japonesa e desafiou estudantes universitários de todo o Brasil a celebrar a cultura nipônica tendo uma picape Frontier como “tela”. Do “papel” para o mundo real, uma Nissan Frontier de verdade foi transformada seguindo o projeto campeão, criado por Eric Laureado Belfort Wolter, estudante de Design Industrial da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
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O projeto do estudante utiliza vários ícones da cultura nipônica num estilo contemporâneo e associados com a famosa pintura “A Grande Onda”, do artista japonês Katsushika Hokusai, que representa a vinda dos imigrantes do Japão para o Brasil. A transformação contou com o suporte dos designers do Estúdio de Design da Nissan América Latina, que fica em São Paulo.
“A ideia toda veio de uma grande reflexão sobre o conceito de cultura. Notei que, quase como regra, as pessoas associam a cultura de um país ao que é clássico, antigo. Assim como a picape da Nissan, quis dar um ar novo a isso“, explica.
Eric desenhou os ícones japoneses no estilo arte de rua em uma espécie de mural. “Depois, tracei um paralelo com a Grande Onda. Assim como ela, a cultura está em constante movimento”, complementa o estudante.
Os visitantes que foram até o espaço Sotodoma da Japan House São Paulo até 16 de julho, puderam conferir todos os detalhes do projeto.
Foto: Divulgação