Cenp lança pacto de boas práticas por relações mais sustentáveis

O documento compila as principais práticas e orientações para promover relações mais equilibradas e sustentáveis entre agências, anunciantes, meios de comunicação e plataformas digitais

Cenp lança pacto de boas práticas por relações mais sustentáveis

Em um movimento inédito para o setor, o Cenp – Fórum de Autorregulamentação do Mercado Publicitário lançou nesta semana o “Pacto Cenp”, um guia completo de boas práticas para a indústria da publicidade. Elaborado ao longo de 18 meses, o documento reúne as melhores práticas e recomendações para relações mais justas e sustentáveis entre agências, anunciantes, veículos de comunicação e plataformas digitais.

O Pacto surge em um momento de grande debate no setor, após uma recente concorrência que envolveu um número expressivo de agências. Segundo o Cenp, o guia visa estimular uma reflexão sobre as dinâmicas do mercado, sem impor regras rígidas, mas oferecendo um ponto de partida para que a indústria evolua de forma mais ética e equilibrada.

Principais pontos do Pacto

Concorrências mais justas

O documento recomenda prazos mais longos para as entregas, evitando que as agências sejam pressionadas a apresentar projetos em períodos curtos e, preferencialmente, que as concorrências não sejam realizadas nos meses de fim de ano. Além disso, os anunciantes devem informar previamente o número de agências que participarão de cada fase do processo.

Transparência nas relações

As relações contratuais devem ser claras e objetivas, com definição precisa dos processos, custos e fontes de receita.

Pagamentos mais ágeis

Os prazos de pagamento devem ser revistos para garantir que fornecedores e parceiros sejam remunerados rapidamente após a conclusão dos serviços.

Planos de incentivo mais justos

Agências e anunciantes devem dialogar sobre a participação em planos de incentivo, garantindo que os planos de mídia sejam elaborados com base em critérios técnicos rigorosos e que atendam às estratégias de marketing dos anunciantes.

Sustentabilidade financeira

O Pacto busca promover um equilíbrio financeiro entre os diferentes atores do mercado, evitando práticas que possam prejudicar a saúde financeira das empresas.

Campanha de divulgação

Para amplificar a divulgação do Pacto, o Cenp conta com uma campanha publicitária criada pela agência AlmapBBDO. A iniciativa tem como objetivo apresentar as propostas do guia ao público em geral, especialmente aos jovens que estão ingressando no mercado de trabalho.

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