
VTEX DAY 2025 tem foco em IA e experiência do futuro
🔎 Foco da notícia 🔎
- VTEX DAY 2025 contou com anúncios da VTEX sobre novas ferramentas de migração e vitrines digitais personalizadas com IA, além de funcionalidades como o “Tap to Phone”.
- Evento teve conceito e realização assinados pela agência F/Malta.
- O encontro contou com a presença de grandes líderes como Mariano Gomide (VTEX), João Adibe (Cimed), Fred Trajano (Magazine Luiza), Renato Franklin (Casas Bahia), Fábio Coelho (Google Brasil), Milton Maluhy Filho (Itaú Unibanco), e a atriz e ativista Viola Davis.

O São Paulo Expo, na Zona Sul da capital paulista, se transformou, nos dias 2 e 3 de junho, no maior polo de inovação em comércio digital do mundo. O VTEX DAY 2025, em sua 16ª edição e dedicado à engenharia brasileira, recebeu 25 mil pessoas por dia, consolidando-se como um evento imperdível para o setor.
Sob o tema “Connecting commerce. Shaping the future” – ou, em português, “Conectando o comércio. Moldando o futuro” –, o VTEX DAY 2025 teve conceito e realização assinados pela agência F/Malta. A agência desenvolveu um universo adaptável, simbolizado principalmente pelo elemento “cubo”, que representa a missão do evento: integrar lojas físicas, online, marketplaces, consumidores e marcas em um ecossistema único e coeso.
“Estamos criando uma experiência única na qual arquitetura, tecnologia e conteúdo se fundem para contar a história do comércio do futuro. Cada detalhe foi pensado para que participantes, marcas e palestrantes sintam que estão não apenas em um evento, mas imersos em um ecossistema vivo de inovação e conexões transformadoras”, explica Felipe Malta, CEO da F/Malta.

Inovação, conteúdo e líderes globais
Indo além do conteúdo e das palestras, o VTEX DAY 2025 teve como uma de suas principais missões atuar como uma plataforma de empoderamento para o varejo e seus parceiros de marca, tanto no ecossistema B2B quanto no B2C.
A estrutura da edição de 2025 incluiu um palco principal com capacidade para 6 mil pessoas, que recebeu líderes globais e nacionais de peso.

Entre os nomes das apresentações estiveram Mariano Gomide de Faria (co-CEO da VTEX), João Adibe (CEO da Cimed), Fred Trajano (CEO do Magazine Luiza), Renato Franklin (CEO do Grupo Casas Bahia), Fábio Coelho (Presidente do Google no Brasil) e Milton Maluhy Filho (Presidente do Itaú Unibanco), além de importantes figuras internacionais e outros especialistas do setor.
Na abertura do evento, foram anunciadas novidades da VTEX que visam melhorar a experiência tanto do cliente quanto do empreendedor. Um dos destaques é uma ferramenta de migração para a plataforma que, com o auxílio da inteligência artificial, pode ser concluída em poucos minutos. Essa solução representa um avanço significativo, uma vez que, antes dela, o processo de migração levava cerca de cinco meses para ser finalizado.
Além disso, a VTEX lançou vitrines digitais personalizadas com IA, a funcionalidade Tap to Phone (que permite pagamentos com cartão diretamente pelo celular), entre outras inovações que prometem revolucionar as operações de e-commerce.

Com mais de 130 painéis, o evento discutiu o presente e o futuro do comércio digital com a participação de nomes renomados do varejo nacional e global.
Entre um dos grandes destaques, esteve a presença da atriz e ativista Viola Davis, que compartilhou sua trajetória de superação e impacto.
Durante um painel conduzido por Rafaela Rezende, General Manager da VTEX no Brasil, no palco principal do evento, Viola Davis emocionou uma enorme plateia ao compartilhar, com intensidade e firmeza, sua trajetória de vida.

Diante de um público de 6 mil pessoas e sob os flashes de dezenas de fotógrafos, ela revisitou sua jornada como atriz, abordando os desafios enfrentados desde a infância marcada por dificuldades familiares e uma condição precoce de vulnerabilidade. Com sinceridade e empatia, expôs suas vivências, incluindo o fato de ser uma mulher negra em uma indústria exigente como a do teatro e do cinema, destacando como cada uma dessas experiências moldou quem ela é hoje.
O encontro também contou com palestras de Frederico Trajano (CEO do Magazine Luiza), Cristina Junqueira (cofundadora do Nubank), e o autor e estrategista Shane Parrish, entre outros.
Inteligência Artificial no centro do comércio
A inteligência artificial foi um dos eixos centrais do VTEX DAY 2025. A tecnologia, que já está redesenhando o comércio digital, promete impulsionar ainda mais as transformações em curso.
“A tecnologia generativa está transformando o negócio de e-commerce. De todo negócio. Quem não se transformar, não vai sobreviver”, alertou Geraldo Thomaz, cofundador da VTEX.
Para Mariano Gomide, outro cofundador da VTEX, o momento atual é comparável, ou até superior, ao início da internet.

“A mesma revolução dos anos 2000 está acontecendo em meados de 2025. Me arrisco a dizer que a revolução da IA é maior que a revolução que a internet trouxe para o mundo”, afirmou.
Um dos espaços de destaque no evento é o palco “Led by Her“, voltado exclusivamente para lideranças femininas. Nele, foram apresentados cases de sucesso de grandes varejistas e empresas de bens de consumo de diversas partes do mundo, reforçando a importância da representatividade e do protagonismo das mulheres no setor.
O VTEX DAY 2025 se consolida como um evento estratégico para quem busca entender e moldar o futuro do comércio digital.
Fotos: Reprodução/Instagram @fmalta.ag