The Macallan comemora 200 anos com experiência multissensorial high-tech
A The Macallan lançou a experiência ‘Heart of the Spirit’ como uma celebração do bicentenário da marca, indo muito além de uma simples comemoração. Uma jornada imersiva digital que combina a história da marca com a tecnologia mais recente, levando os consumidores a uma experiência multissensorial única em sua destilaria em Speyside e em diversas cidades ao redor do mundo. Com um copo de uísque The Macallan e o cenário da Escócia como pano de fundo, essa campanha oferece uma imersão completa no universo da marca.
Criada em parceria com a agência Potlatch e o estúdio de criação Pixel Artworks, a ativação tem o objetivo de levar os clientes a uma jornada pela evolução da marca, enquanto poesias e ilustrações comemorativas – criadas pela premiada poeta escocesa Jenni Fagan e pelo renomado artista espanhol Javi Aznarez – são trazidas à vida nessa experiência digital imersiva.
De acordo com Gavin MacArthur, diretor sênior de criação da Pixel Artworks, que também trabalhou com marcas como Google, Louis Vuitton, TikTok e Nike, as origens da campanha foram profundamente pessoais.
“A campanha ‘Heart of the Spirit’ realmente surgiu do desejo da The Macallan de destacar as histórias humanas por trás de sua rica história e celebrar os indivíduos que moldaram o legado da destilaria”, disse ele, lembrando que a marca trabalhou originalmente com Fagan e Aznarez para criar um livro que desse vida a essas figuras pioneiras.
“O que torna a experiência multissensorial tão especial é o fato de permitir que as pessoas se envolvam com a essência do livro e se conectem verdadeiramente com a história e o espírito do The Macallan de uma forma tangível”, continuou.
“Foi a maneira certa de comemorar porque reflete a crença de que o elemento humano é o que torna o Macallan especial – trata-se das pessoas, de suas histórias e das conexões que compartilhamos por meio da marca.”
Na experiência multissensorial presencial, as ilustrações de Aznarez são exibidas por meio de uma série de projeções em 3D cativantes, acompanhadas pela poesia de Fagan e por um design de som e atmosfera sob medida. À medida que os convidados exploram o espaço, eles receberão um copo de uísque para mergulhar ainda mais na essência do The Macallan.
Para MacArthur, o segredo foi encontrar o equilíbrio certo entre uma narrativa autêntica e momentos envolventes.
“Sentimos que a história de uma bebida alcoólica envelhecida e a arte da geração anterior era um conceito realmente belo”, disse ele.
“Queríamos criar uma história que desse a sensação de compartilhar uma bebida com o passado e o futuro ao mesmo tempo.”, acrescentou.
Para a experiência original na destilaria Speyside, em particular, a equipe conseguiu realmente brincar com os sentidos.
“Quando você sai do espaço imersivo, é cercado pela paisagem real que acabou de ver nas histórias animadas”, destacou ele.
“É como sair do passado e ir direto para o presente, com a história ao seu redor em carne e osso.”, concluiu.
Fotos: Divulgação