
Riachuelo resgata suas origens com ações para celebrar a força criativa do Brasil
A Riachuelo dá início a uma nova fase de valorização de sua história e da identidade nacional. A marca, que nasceu há 78 anos no Rio Grande do Norte, aposta em uma série de iniciativas que reforçam sua conexão com o público e destacam a força criativa do Brasil.

O primeiro passo é o lançamento de uma série documental apresentada por Camila Pitanga e Ítalo Ferreira, composta por quatro episódios que exploram os bastidores da moda feita no país.
A produção mostra histórias, processos e símbolos que traduzem o estilo brasileiro, além de evidenciar o papel da Riachuelo na promoção de talentos locais e da força criativa do Brasil.
“Vivemos, sonhamos e vestimos o país. Somos uma marca feita de histórias e possibilidades, que celebra o que há de mais autêntico: o sentimento de ser Incrivelmente Brasil”, afirma Cathyelle Schroeder, CMO da Riachuelo.
Entre os momentos mais marcantes da série está o encontro de Camila Pitanga com as bordadeiras de Timbaúba dos Batistas (RN), responsáveis pelos detalhes do trench coat usado pela atriz no Festival de Cannes 2025.
A peça, criada em parceria com o Instituto Riachuelo, simboliza o elo entre moda, cultura e impacto social — o instituto atua em mais de 30 municípios do semiárido nordestino, beneficiando diretamente mais de 4 mil pessoas.
“Foi um privilégio conhecer o maior parque fabril da América Latina e ver de perto como a Riachuelo faz moda com e para os brasileiros. É inspirador ver uma marca que emprega 30 mil pessoas e transforma vidas por meio do trabalho.”, destaca a atriz.
O episódio final da série foca em Ítalo Ferreira, campeão mundial de surfe e natural de Baía Formosa (RN). O atleta relembra sua trajetória e fala sobre o poder do esporte em abrir caminhos, com destaque para o projeto Garotas do Mar, apoiado pela Riachuelo, que incentiva meninas da região a desenvolverem autoconfiança e enxergarem no mar novas oportunidades.
Além da série, a marca apresenta o Riachuelo Lab, uma plataforma voltada ao mapeamento e desenvolvimento de talentos criativos brasileiros, e o videocast quinzenal comandado por Marcela Ceribelli, que promoverá conversas sobre brasilidade, consumo e criatividade, com convidados como Caio Braz e Irina Cordeiro.
Com mais de 70 colaborações criativas ao longo de sua trajetória, a Riachuelo reforça seu compromisso de investir no país e nos brasileiros.
Atualmente, a empresa é a maior empregadora de moda do Brasil, com 30 mil colaboradores — metade deles no Nordeste — e mantém parcerias com mais de 100 oficinas de costura e 80 bordadeiras na região do Seridó.
“Ser uma marca brasileira, com o maior polo fabril de moda da América Latina, é motivo de orgulho. O que nos diferencia é contar nossas verdades junto de quem faz parte delas”, conclui Schroeder.
Foto: Divulgação