
Red Bull Building Drop desafia limites do skate com rampa em prédio de Porto Alegre
Uma lenda urbana ganha forma nesta quinta-feira (25/09), quando Sandro Dias, ícone mundial do skate e atleta Red Bull há 25 anos, encara o desafio inédito de dropar em uma rampa gigante instalada na fachada do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), em Porto Alegre. A ação, chamada Red Bull Building Drop, tem apoio do Governo do Rio Grande do Sul e será transmitida ao vivo, a partir das 12h, pelos canais SporTV 2 e GE TV.

Por questões de segurança, o feito não será aberto ao público. O objetivo é ultrapassar limites técnicos, buscar recordes mundiais e escrever um novo capítulo na história do skate.
“Esse é um sonho que eu tenho há mais de dez anos, que compartilho com a galera do Rio Grande do Sul. Estive na cidade realizando testes, me preparei com treinos específicos nos últimos meses e estou cada vez mais confiante. Acredito que esse momento vai ser histórico e vai levar o skate a um patamar nunca visto”, afirmou Sandro.
A skatista olímpica Yndiara Asp, que acompanhou alguns treinos, destacou a dimensão do desafio: “A rampa é surreal! Parece impossível até alguém fazer — no caso, até o Sandro fazer. É a história sendo escrita”.
O projeto exigiu anos de estudo e meses de preparação intensa. Sandro treinou com coletes de 40 kg para simular efeitos de Força-G, além de realizar treinos em alta velocidade puxado por motos da Honda para reproduzir a pressão dos ventos e a estabilização do skate.
Durante a performance, ele vai usar roupas técnicas da Prada Linea Rossa, desenvolvidas para suportar condições extremas, combinando proteção, aerodinâmica e mobilidade.
Parcerias
O Red Bull Building Drop conta com apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, da Prefeitura de Porto Alegre e de marcas como Prada Linea Rossa, Gerdau, Honda Motos, Trashin e Feeling Eventos, reforçando a conexão entre esporte, cultura urbana e sustentabilidade.
Carreira histórica
Aos 50 anos, Sandro Dias — o “Mineirinho” — segue como um dos maiores nomes do skate mundial. Hexacampeão mundial, campeão dos X Games e terceiro atleta do planeta a acertar o 900º, é reconhecido como pioneiro do esporte.
Além das conquistas, mantém projetos sociais pelo Instituto Sandro Dias e o Sandro Dias Camp, que estimulam o acesso ao skate entre jovens e crianças neurodivergentes.

Sustentabilidade em foco
Após o Red Bull Building Drop, cerca de 115 toneladas de resíduos da rampa terão destinação sustentável. A Gerdau ficará responsável pela sucata metálica, enquanto a cleantech gaúcha Trashin fará a reciclagem de 800 placas de madeira, das quais parte será doada a ONGs e projetos sociais e outra parte convertida em biomassa.
Como legado, a Red Bull também entregará duas minirrampas de skate ao Governo do Estado, além da realização de duas edições do projeto Red Bull Do it Yourself, que revitaliza pistas com a ajuda da comunidade.
Fotos: Divulgação