
Primavera Sound 2024 é cancelado no Brasil e no resto da América Latina
O Primavera Sound, festival bastante aguardado que havia conquistado o público brasileiro em suas duas primeiras edições, foi oficialmente cancelado em toda a América Latina. A notícia, divulgada nesta sexta-feira pelos organizadores nas redes sociais, causou grande surpresa e desapontamento entre os fãs de música.
Além da edição que aconteceria em São Paulo, no Brasil, as edições de Buenos Aires, na Argentina, e os shows menores em Montevidéu, no Uruguai, e Assunção, no Paraguai, também foram cancelados. Em um comunicado oficial, os organizadores alegaram “dificuldades externas” que impediram a realização dos eventos com a qualidade esperada.

A primeira edição brasileira do festival foi realizada pela Live Nation, empresa que no ano seguinte assumiu o Lollapalooza. Já a T4F, que havia perdido o contrato do Lollapalooza, ficou responsável pelo Primavera Sound. No entanto, a segunda edição do festival no Brasil apresentou sinais de dificuldades, com redução do público para 50 mil pessoas e críticas à escalação dos artistas.
Fatores para o cancelamento
Concorrência acirrada
O mercado de festivais de música no Brasil e na América Latina está cada vez mais competitivo, com eventos como Rock in Rio, Lollapalooza e The Town disputando a atenção e o bolso do público.
Insatisfação do público
A segunda edição do Primavera Sound no Brasil não correspondeu às expectativas de muitos fãs, o que pode ter impactado a venda de ingressos para 2024.
Dificuldades financeiras
Os organizadores não detalharam as “dificuldades externas” que levaram ao cancelamento, mas é possível que fatores como a inflação e a crise econômica tenham contribuído para a decisão.
Os ingressos para a edição de 2024 já haviam sido vendidos antecipadamente e os organizadores garantiram que os valores serão totalmente reembolsados aos compradores.
Comunicado oficial
Leia o comunicado oficial a íntegra:
Como foi comprovado em 2022 e 2023 com a nossa chegada à América Latina em diversos territórios e formatos, qualquer evento Primavera Sound é construído com rigorosos padrões de qualidade onde quer que seja realizado. É este nível de exigência em termos artísticos e de produção que nos consolidou mundialmente na vanguarda dos festivais de música.
Nossos planos de reencontro previstos para o final de novembro e início de dezembro deste ano, com festivais em Buenos Aires e São Paulo e Primavera Day em Montevidéu e Assunção, infelizmente terão que esperar. As atuais circunstâncias nos levam a comunicar que o Primavera Sound não acontecerá na América Latina em 2024, devido a dificuldades externas que nos impedem de realizar os eventos com o nível que o público que tanto nos apoia merece.
Nas palavras de Alfonso Lanza, diretor do Primavera Sound: “Esta é sem dúvida uma decisão difícil, tomada depois de muitos meses de trabalho e depois de percorrer vários caminhos para poder executar estes eventos com garantias, especialmente na situação atual dos desafios da indústria musical. Uma vez esgotadas todas as possibilidades, temos que ser prudentes e agora colocar toda a nossa energia em planos futuros.”
E acrescenta: “Queremos agradecer aos nossos parceiros locais pela dedicação e esforço, que demonstraram o seu inestimável apoio a um projeto em que continuamos a acreditar pelo seu valor cultural e pela expansão de rotas musicais na América Latina, algo que consideramos positivo para todas as partes envolvidas no processo, desde fãs até artistas”.
É claro que nosso trabalho não termina aqui. Nem os nossos laços com a América Latina, onde nos sentimos acolhidos desde o primeiro segundo por uma comunidade entusiasta e amorosa que abraçou este modelo de festival como seu. Com a convicção e a esperança de que o Primavera Sound volte mais forte para a América Latina, já estamos olhando para o futuro para que isso aconteça o mais rápido possível.
Fotos: Divulgação