Piloto morre após queda de monomotor com ativação aérea no mar de Copacabana
O piloto do monomotor que caiu no mar na tarde deste sábado, na Praia de Copacabana, realizava seu primeiro voo com propaganda aérea. A informação foi confirmada pelo subprefeito da Zona Sul do Rio de Janeiro, Bernardo Rubião, após conversa com representantes da empresa Visual Propaganda Aérea, que acompanhavam as equipes de resgate no local.

Depois de cerca de duas horas e meia de buscas, o piloto, identificado como Luiz Ricardo Leite de Amorim, foi encontrado sem vida. Segundo Rubião, era a primeira vez que ele operava esse tipo de aeronave puxando faixa publicitária.
Imagem da queda de Avião monomotor em copacabana. pic.twitter.com/WJvm0vJIYU
— Tv Tony Silva (Selo Azul) (@tvtonysilva) December 27, 2025
Por volta das 14h15, o Corpo de Bombeiros retirou do mar a faixa de propaganda que estava sendo rebocada pelo avião. A área onde a aeronave foi localizada foi isolada e sinalizada pelos militares, para que o equipamento seja içado pela empresa responsável. A retirada do avião está prevista para acontecer neste domingo.
Ao todo, mais de 30 bombeiros participaram da operação de resgate, com o apoio de botes, motos aquáticas e dois helicópteros. Sete viaturas ficaram posicionadas na Avenida Atlântica, dando suporte à ação. O acidente ocorreu entre os postos 3 e 4, na altura da Rua Santa Clara, em um momento em que a praia estava cheia. Com o mar calmo e águas claras, muitos banhistas estavam dentro d’água.
Testemunhas relataram que esse tipo de aeronave costuma sobrevoar áreas mais próximas da faixa de areia, mas, no momento da queda, o ultraleve voava mais afastado, sobre o mar. Uma banhista contou ter ouvido um forte barulho antes de ver a faixa de propaganda se soltar e cair na água. Cerca de dez minutos após o acidente, outras aeronaves que faziam publicidade aérea na região deixaram de sobrevoar Copacabana.
Em nota, a Prefeitura do Rio de Janeiro informou que a Visual Propaganda Aérea, proprietária do monomotor que caiu no mar, não possuía autorização para realizar propaganda aérea. Segundo o município, a empresa será autuada por publicidade irregular.
Foto: João Vitor Costa / Agência O Globo