Nat Geo no New York Fashion Week: entenda a história por trás do conceito
A National Geographic fez sua estreia na Semana de Moda de Nova York com um desfile imersivo. Assim foi o Nat Geo Presents: ‘Fit for a Queen’, que contou com a presença de mais de 200 influenciadores da indústria. Estiveram presentes, dessa forma, celebridades, formadores de opinião da moda e mídia. O evento celebrou, então, a série documental liderada por mulheres da rede QUEENS. Sua estreia, nos Estados Unidos, está marcada para 4 de março na Nat Geo e em 5 de março no Disney+ e Hulu.
A ideia por trás do desfile
O desfile de passarela imersivo incorporou imagens holográficas das fêmeas dos animais apresentadas na série. Assim, as imagens posavam ao lado de mulheres e modelos não conformistas de gênero. Chris Albert, vice-presidente executivo de marketing e comunicações da National Geographic, explicou que a escolha da NYFW se deu pela sua capacidade de unir a interseção da cultura pop, formadores de opinião e mídia influente. Proporcionando, então, uma plataforma ideal para aumentar o interesse na Nat Geo com públicos diversos, especialmente mulheres.
A agência de marketing multicultural Pop’N Creative encarregou-se pela produção do evento. Assim, a agência propôs a ideia de ter hologramas em tamanho real e realistas das matriarcas de animais fêmeas da série caminhando ao lado de modelos humanos. O intuito era de destacar os paralelos entre a série e a moda. Enfatizando assim que “as poderosas mulheres impulsionando a mudança ao estarem na vanguarda de indústrias dominadas por homens: a produção de documentários de natureza e a moda.”
Para além do desfile
Para dar vida à visão, a Pop’N Creative trabalhou com seus parceiros de produção de hologramas na PRG e na The Eisley Company. O resultado foi um choque e espanto por parte da plateia, graças aos animais holográficos extremamente reais.
O desfile, estilizado por Sakinah Bashir, apresentou padrões audaciosos e silhuetas esculturais inspiradas no reino animal. Assim, esses padrões foram criados por designers renomados.
Veja aqui as fotos do evento
A “influenciadora de plantas” Plant Kween abriu o show como “Mãe Natureza”. Dessa forma, ela introduziu os convidados à experiência, cuja apresentação foi em três atos. Cada um com um holograma de um animal fêmea de um episódio da série.
Além do desfile de moda, a Nat Geo também hospedou uma estreia de “tapete amarelo” para a série, chamada “The Queens Ball”, em 8 de fevereiro no Museu da Academia de Cinema em Los Angeles. O evento contou com uma mensagem de vídeo especial da ex-senadora Hillary Clinton, uma performance musical da compositora Morgan Kibby, uma exibição do episódio “Rainhas Africanas” e a estreia mundial do videoclipe da música tema do programa, “Umi”, pela artista Alewya. Foi seguido por uma recepção temática repleta de topiarias de animais dramáticos.
Queens em outros espaços
Albert afirma que QUEENS continuará tendo presença em outros eventos, como o SXSW, o Festival de Cinema Ambiental na Capital Nacional (DCEFF), o Congresso NEWF e o Festival de Cinema Wildscreen da Royal Television Society, bem como uma exibição de imprensa íntima exclusiva em Londres.