Live mkt na Era do protagonismo dos consumidores

O live marketing atualiza a prática do marketing promocional porque coloca o consumidor no centro dos esforços promocionais de uma marca.
Live mkt na Era do protagonismo dos consumidores

Live marketing é uma daquelas expressões de que muita gente ainda não ouviu falar, mas que certamente já viu ganhar vida.

O termo é relativamente novo – data de 2013 a sua “introdução” no mercado de marketing brasileiro por parte do Promoview, site especializado em brand experience e eventos.

Pois foi naquele ano que aconteceu o primeiro Congresso Brasileiro de Live Marketing. A partir de então, cada vez mais agências e empresas passaram a adotar a estratégia com seus clientes.

De acordo com a própria definição do Promoview, o live marketing se define pelo conjunto das atividades de marketing que proporciona interlocução viva entre marcas e pessoas, provocando uma melhor aceitação e um melhor entendimento de produtos, serviços ou propósitos.

Trata-se de um tipo de ação promocional que estimula e provoca por meio de experiências sensoriais, acima de tudo. Em outras palavras, o live marketing tem sua origem no desejo de oferecer experiências de marca mais marcantes para os consumidores, colocando-os no centro das estratégias, de modo a gerar mais engajamento e envolvimento.

Assim sendo, ainda de acordo com o portal Promoview, todas as ações ou campanhas que usam ações de incentivo, ativações (em especial no ponto de venda), mídias em redes sociais e aplicativos para smartphones podem se encaixar no escopo do live marketing.

Alguns exemplos sempre ajudam a esclarecer melhor

Assumindo que live marketing é sobre experiência (em dispositivos, redes etc.), aqui mesmo, no Brasil, já temos alguns exemplos que ilustram bem o conceito.

Esta campanha do CNA é um deles. Na ação, estudantes brasileiros da escola de idiomas puderam aprender inglês com idosos americanos que vivem em lares destinados à terceira idade.

O que caracteriza os esforços como sendo de live marketing é a ferramenta digital exclusiva criada para os encontros: as aulas acontecem por meio de videochat.

Outro exemplo de live marketing é uma ação criada pela operadora SKY. Assumindo que uma a cada quatro crianças sofre de problemas oftalmológicos e não tem conhecimento deles, a marca realizou blitzes em escolas públicas: caminhões da empresa circularam por elas oferecendo testes de capacidade visual aos alunos.

Em seguida, óculos foram distribuídos àqueles em que o problema foi confirmado. A ideia era que, com o tratamento correto, as crianças pudessem “conhecer o mundo em HD” que a empresa pretende entregar por meio de seus serviços. Este vídeo apresenta a ação em detalhes.

Qual a diferença entre live marketing e marketing promocional?

Em tese, ambos os termos referem-se à mesma forma de refletir e executar o marketing. A diferença é que o live marketing constitui uma evolução de promo, como já foi mencionado, uma vez que se serve de ferramentas mais atualizadas – e de um conjunto de mais amplo de ações.

Afinal, a denominação “marketing promocional” (antes também conhecida como “below the line”) é, hoje, considerada restrita. Isto porque, com o passar do tempo, os clientes foram demandando cada vez mais das agências no sentido de realizar atividades de comunicação diversificadas e complexas – e, na maior parte das vezes, com a execução desenvolvida em tempo real.

A retomada da estratégia

Essas demandas fizeram com que agências promocionais refletissem, inclusive, sobre o modelo de negócio pelo qual sempre operaram. Pois, para que as ações dessem respostas à altura, o aspecto estratégico é fundamental. E

Assumindo que muitos contratos funcionam na base do job a job (e não em longa duração), a estratégia mais aprofundada acabava ficando de fora.

Portanto, a partir daí (e em meados de 2013), agências e seus clientes passaram a repensar o promo sob o viés do live marketing. Desde então, todas as campanhas que utilizam ferramentas promocionais de forma mais integrada e inovadora passaram a ser denominadas como de live marketing.

A comunicação entra na Era do protagonismo do consumidor

Em suma, o conceito de live marketing atualiza a prática do marketing promocional porque coloca o consumidor no centro dos esforços promocionais de uma marca.

Especialistas explicam porque consideram as ações de live marketing como inerentes à Era do protagonismo do consumidor. Afinal, foi-se o tempo em que as pessoas almejavam apenas uma oferta que aliasse bom preço e alta qualidade; hoje em dia, os consumidores buscam por marcas que não as vejam como somente um número que ajude a incrementar as cifras do faturamento. Querem marcas que as destaquem, que criem experiências memoráveis.

Pois é, o live marketing chegou para ficar em um ambiente de negócio que está sempre mudando. E para não perder as oportunidades, você pode automatizar diversos processos de sua agência.

 

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