Hellmann’s melhora desempenho dos gamers com plataforma de IA que detecta fome

A tecnologia se propõe a ajudar os gamers a manterem um alto desempenho ao monitorá-los e sinalizar quando devem se alimentar para evitar baixa de performance

Hellmann’s melhora desempenho dos gamers com plataforma de IA que detecta fome

A Hellmann’s, marca de molhos da Unilever, acaba de anunciar uma iniciativa inédita que promete revolucionar a relação entre alimentação e performance no mundo dos games. A empresa lançou a Hungry Games, uma plataforma de IA que detecta fome ao usar reconhecimento facial para monitorar os jogadores em tempo real e sinalizar o momento ideal para se alimentarem, visando evitar a queda de desempenho causada pela fome.

A plataforma de IA que detecta fome surge a partir de uma pesquisa reveladora conduzida pela Go Gamers, consultoria especializada no mercado de games, a pedido da Hellmann’s. O estudo aponta que, apesar da alta satisfação (81%) e felicidade (78%) experimentadas durante as partidas, a esmagadora maioria dos gamers (99%) sente fome enquanto joga, e para expressivos 84% deles, essa sensação impacta negativamente seu desempenho.

Mais do que uma ação de marketing, a Hellmann’s entra no cenário gamer com uma proposta concreta para solucionar um problema latente na comunidade. A plataforma Hungry Games foi desenvolvida em colaboração com programadores, neurocientistas e a FURIA, uma das maiores e mais renomadas organizações de eSports da América Latina. Através do monitoramento contínuo de sinais físicos e emocionais dos jogadores, como olhos cansados, impaciência, lábios secos e bocejos, a tecnologia é capaz de identificar o momento ideal para uma pausa e recarga de energias durante as sessões de jogo. Inicialmente, a solução estará disponível para influenciadores e players vinculados à FURIA.

A pesquisa da Go Gamers também aprofundou a compreensão sobre a influência da alimentação no universo gamer. Os resultados indicam que essa relação vai além do simples prazer de comer, impactando diretamente o foco (98%), a energia (97%) e até mesmo o humor (97%) dos jogadores que passam longas horas imersos em seus games. Para a grande maioria dos entrevistados, esses efeitos da fome comprometem significativamente o desempenho nas partidas.

No que diz respeito às preferências alimentares durante o jogo, a batata frita (64%) e o hambúrguer (57%) lideram o ranking. E o toque especial fica por conta dos molhos: 84% dos que consomem batata frita e 93% dos que comem hambúrguer afirmam que os molhos tornam a experiência ainda mais saborosa. Nesse contexto, a Hellmann’s se posiciona como a parceira ideal, com 98% dos gamers expressando o desejo de ter a marca como aliada para saciar a fome enquanto jogam.

“Esta é uma ação inédita na história da marca, que foi desenhada para um público que está cada vez mais próximo de Hellmann’s. Como uma marca que sempre coloca os fãs no centro, mergulhamos no universo dos games para elevar ainda mais a experiência de quem está curtindo seu jogo favorito. Com a plataforma Hungry Games, lançada em parceria com o time FURIA, entramos em novo território, unindo uma tecnologia proprietária e o olhar voltado à performance. Estamos ao lado dos gamers para trazer um sabor irresistível durante os jogos, afinal é sobre se divertir e estar bem para quem quer jogar cada vez melhor”, destaca Carolina Riotto, CMO da Unilever Alimentos no Brasil & Head de Condimentos na América Latina.

“Na FURIA, a gente sempre busca criar conexões que vão além do óbvio — e com a Hellmann’s, encontramos exatamente isso. O Hungry Games une conteúdo, tecnologia e performance em um formato original, que conversa de verdade com a comunidade gamer”, completa Pedro Lopes, Diretor de Marketing da FURIA.

Para demonstrar a eficácia da plataforma de IA que detecta fome, que garante o respeito às normas de proteção de dados e o uso ético da inteligência artificial, a Hellmann’s promoveu um experimento com gamers e pro-players da FURIA. Após um dia de treinamento, os participantes foram divididos em duplas para competir em uma partida com uma dinâmica diferenciada: sem o conhecimento um do outro, um jogador de cada dupla pôde saborear lanches preparados com Hellmann’s durante a partida, enquanto o outro competiu em jejum.

Durante o jogo, a IA Hungry Games monitorou as microexpressões dos jogadores para identificar sinais de irritabilidade e estresse, como impaciência, lábios secos e olhos cansados. Além disso, a plataforma acompanhou e registrou dados de desempenho dos participantes, como irritabilidade, precisão de tiro e queda de concentração. Os resultados foram claros: os jogadores que se alimentaram ao longo da partida obtiveram a vitória, demonstrando maior precisão, estabilidade e controle emocional. Em contrapartida, os jogadores que não se alimentaram apresentaram maiores níveis de irritabilidade e queda de concentração, fatores que impactaram negativamente sua performance e contribuíram para a derrota.

O experimento ganhou ainda mais visibilidade com um react ao vivo do influenciador Brino, conhecido por seus comentários bem-humorados, em seu canal na Twitch no dia 4 de abril. Cortes dessa transmissão serão compartilhados nas redes sociais da marca.

Para ficar por dentro de todas as novidades e conteúdos relacionados a esta e outras ações da Hellmann’s, os interessados podem acompanhar os canais oficiais da marca no Instagram, Facebook e TikTok, ou acessar o site.

Fotos: Divulgação

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso serviço você aceita tal monitoramento. Para mais informações leia nossa Política de Privacidade Política de Privacidade.