Experiências imersivas de séries e filmes: entenda a razão do aumento desse tipo de ação
Experiências imersivas inspiradas em programas de televisão e filmes estão se tornando uma tendência cada vez mais popular, trazendo o mundo imaginário para a vida real. Essas ativações de marca, também conhecidas como experiências de marca, buscam envolver os fãs de maneira única. O intuito é oferecer assim uma experiência multidimensional que vai além das tradicionais estratégias de marketing.
Um exemplo recente é “Squid Game: The Trials”, uma experiência interativa baseada na famosa série sul-coreana “Round 6”, disponível na Netflix. Os participantes têm a oportunidade de vivenciar versões extremas de jogos infantis, seguidas por lanches sul-coreanos, máquinas de pegar prendas e compras. Essa experiência de live marketing permite que os fãs mergulhem no universo da série de uma maneira única e envolvente.
O aumento das experiências imersivas baseadas em séries de TV
Essas ativações não são novas, mas nos últimos anos, têm se multiplicado, especialmente com programas de televisão prestigiados. A pandemia acelerou essa tendência. Isso porque houve um aumento do consumo de programas de TV durante o confinamento. Assim, o período acabou proporcionando aos departamentos de marketing e publicidade maneiras inovadoras de se conectar com esses fãs.
“Estamos levando um parque temático até as pessoas. Estamos indo aonde os fãs estão”, afirmou Marian Lee, diretora de marketing da Netflix.
Empresas de streaming, como Netflix e Hulu, têm investido em experiências extravagantes baseadas em suas propriedades mais populares, como “Bridgerton”, “La Casa de Papel” e “Stranger Things”. Essas experiências assumem diversas formas, desde exposições de museu até encenações teatrais, proporcionando aos fãs uma oportunidade única de se conectar com o material original.
Como exemplo, há a cidade de Nova York que recebeu diversas experiências imersiva no último ano. São elas, a possibilidade de sentar e e aconchegar em um sofá idêntico ao de “Friends”, visitar um teatro luxoso para a ativação de “Only Murders in the Building”, investigar um assassinato na “Welcome to the Continental: The Hotel Bar Experience”, da série “O Continental: Do Mundo de John Wick”. Além disso, os fãs puderam dançar em um baile de “Bridgerton” e beber coquetéis rodeados por itens de”Sex and the City”.
Embora essas ativações sejam em parte estratégias de marketing para promover programas de televisão, elas também buscam oferecer uma experiência genuína e divertida para os fãs. A interação nas redes sociais desempenha um papel fundamental, pois os fãs compartilham detalhes meticulosos dessas experiências, contribuindo para a campanha publicitária das produções.
O objetivo é criar um “parque temático” que vá ao encontro dos fãs, proporcionando momentos de euforia, afeto, colaboração e alegria. Essas experiências imersivas estão se tornando uma forma poderosa de marketing, superando os métodos tradicionais e permitindo que os fãs se sintam mais conectados às suas séries e filmes favoritos.
Foto: Jamie Lee/New York Times