
Coca-Cola transforma catamarã em ícone flutuante em Lisboa
Lisboa recebe mais um capítulo na história de amor entre a Coca-Cola e Portugal. A marca acaba de transformar o catamarã Antero de Quental em um verdadeiro ícone flutuante, numa ação inédita que reforça sua ligação com os portugueses.

É a primeira vez que um barco da Transtejo Soflusa é decorado com uma comunicação de marca. Inspirado nos tradicionais lenços dos namorados, o catamarã Coca-Cola está navegando entre as duas margens do rio Tejo, funcionando como uma ponte bordada, símbolo de encontros, partilhas e histórias de amor.
“Este é um projeto disruptivo no nosso panorama de meios publicitários, que mostra bem o que queremos enquanto marca: celebrar o que une os portugueses e todos aqueles que nos visitam com uma comunicação local relevante. O Tejo é um símbolo de movimento, de encontros e de ligação. Não podíamos encontrar palco melhor para reforçar a história de amor da Coca-Cola com Portugal, que já atravessa gerações”, afirma Diogo Martins, diretor de Marketing da Coca-Cola para Portugal, em comunicado à imprensa.
O projeto surge do desafio de trabalhar a iconicidade da Coca-Cola em Portugal por meio de algo visível, disruptivo e duradouro.
“Mesmo nascida do outro lado do Atlântico, a Coca-Cola conhece a casa. Acompanha-nos em momentos únicos, seja em um restaurante sofisticado ou em uma tasca de bairro, ao lado de um cozido à portuguesa, de um bacalhau à Gomes de Sá ou de um faduncho. Sabe a nós, sabe a Portugal. Foi essa história de amor que quisemos contar no barco Coca-Cola”, explica Ana Clemente, da EssenceMediacom, responsável pelo projeto, com direção criativa da VML.
O nome do catamarã também é simbólico. Antero de Quental, uma das grandes figuras da literatura e do pensamento português do século XIX, dedicou a vida a refletir sobre Portugal e o amor — à pátria, à cultura e às pessoas. “Tal como a Coca-Cola”, reforça Diogo Martins. “Esta iniciativa ganha ainda mais relevância cultural, unindo a tradição literária à celebração contemporânea da marca.”
O catamarã permanece decorado inicialmente por seis meses, mas a intenção é prolongar a ativação, que deve virar um marco visual e afetivo da cidade.
Foto: Divulgação