Spotify realiza primeira edição da Creators Home em SP

Espaço exclusivo dedicado a podcasts em vídeo reuniu criadores para gravações inéditas, workshops e debates sobre o futuro do formato

🔎 Foco da notícia 🔎

  • Primeira edição da Creators Home reuniu criadores para gravações, talks e ações de produção de conteúdo.
  •  
  • Espaço temporário teve estúdios, gravações inéditas, workshops e debates.
  •  
  • A iniciativa aproxima a plataforma de criadores, oferece estrutura profissional e reforça que o vídeo é peça central na estratégia da marca.

O Spotify promoveu a primeira edição da Spotify Creators Home, um espaço temporário e exclusivo voltado para podcasts em vídeo.

A iniciativa reuniu criadores em uma agenda intensa, que incluiu a gravação de oito episódios inéditos, reunindo tanto podcasts já consolidados, como Gostosas Também Choram (Lela Brandão, em episódio especial com Marcela Ceribelli), Bocadinhas, Dois Empregos e Vortex, quanto novos projetos, como Mostrando a Língua (dos irmãos conhecidos como “Cauwave”), Sofia em Off (Sofia Santino), além do retorno de Não é por Akhaso (com Hana Khalil) e Cartas para Pepita.

Além das gravações, a programação incluiu sessões de fotos, um hub de criação para redes sociais e talks com criadores consagrados, como Mabê Bonafé, Bertha Salles, Vitor Soares, Gabriel Bernardo, Dan Mendes e Marcela Ceribelli, abordando o universo da produção de conteúdo. O espaço também recebeu um talk especial voltado a publishers e produtoras de podcasts, com participação de Thais Bilenky e Toledo, do A Hora, discutindo como veículos e redações podem explorar o formato em vídeo.

Mais do que um evento, a Creators Home reforçou a importância estratégica do vídeo no Spotify. Dados globais de 2024 apontam que o número de podcasts em vídeo na plataforma cresceu 72% no segundo trimestre de 2025 em comparação ao mesmo período do ano anterior.

O Brasil se destaca nesse cenário, sendo o maior mercado de podcasts e vídeo podcasts da América Latina e o segundo no ranking global. O consumo de vídeo podcasts no país subiu 70% em um ano, enquanto a base de ouvintes mensais aumentou quase 90%.

Entre os destaques, Sofia Santino gravou o episódio de estreia de seu novo podcast Sofia em Off, ressaltando o impacto do vídeo para sua geração: “O vídeo ajuda muito, principalmente para a minha geração, que é muito visual. Ele dá espaço para conversas mais longas e profundas.”

O espaço também marcou a volta de Pepita com Cartas para Pepita. A artista destacou que o formato combina intimidade do áudio com a riqueza do visual: “Eu gosto de assistir, porque a imagem traz outra camada. Mas quando não dá, é só colocar o fone e seguir ouvindo.”

Nos talks de mercado, essa combinação de áudio e vídeo também foi ressaltada. Para Mabê Bonafé, “No áudio já existe intimidade, mas ver expressões e gestos traz uma graça diferente.”

Para o Spotify, a iniciativa foi uma forma de aproximar-se dos criadores e apoiar o crescimento do formato em vídeo.

“Estar próximo da comunidade de criadores é essencial para entendermos suas necessidades, oferecer suporte e, juntos, impulsionarmos o vídeo como uma força central no universo dos podcasts.”, resumiu Camila Justo, Head de Podcasts do Spotify no Brasil.

Com estúdios profissionais, suporte técnico e destaque editorial, a Creators Home mostrou como a plataforma está ajudando criadores a gravar, promover e expandir seus projetos em vídeo, reforçando que há espaço para todos os perfis: iniciantes, migrantes do áudio ou profissionais em busca de crescimento.

Ao fim da temporada, ficou claro que o vídeo não é apenas um complemento, mas um pilar central da experiência de podcasts no Spotify, ampliando descoberta, engajamento e novas oportunidades de monetização para criadores e produtoras.

Fotos: Henrique Augusto

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso serviço você aceita tal monitoramento. Para mais informações leia nossa Política de Privacidade Política de Privacidade.