
CCBB São Paulo recebe exposição imersiva “Mundo Zira” em homenagem a Ziraldo
O legado de Ziraldo, um dos maiores nomes da arte e da literatura no Brasil, ganha destaque no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo a partir de 16 de agosto. A exposição “Mundo Zira”, que já passou por Brasília, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, chega agora ao público paulistano, permanecendo em cartaz até 27 de outubro no Espaço Anexo do CCBB SP.

A entrada é gratuita, com ingressos disponíveis semanalmente — sempre às sextas-feiras — no site da instituição e na bilheteria física.

A mostra, que já atraiu mais de 390 mil visitantes nas edições anteriores, celebra a vida e a obra do multiartista mineiro, falecido em abril de 2024. Em Brasília, a estreia reuniu 65 mil pessoas; no Rio, foram 185 mil; e em Belo Horizonte, 140 mil.
Produzida pela Lumen Produções em parceria com o Instituto Ziraldo e com curadoria de Adriana Lins e Daniela Thomas, sobrinha e filha do artista, a exposição “Mundo Zira” propõe uma imersão no universo criativo do autor de clássicos como Flicts, O Menino Quadradinho e A Turma do Pererê.

O projeto une arte tradicional, tecnologia e interatividade, permitindo que visitantes personalizem obras e interajam com cenários inspirados nos livros.
Além de recriar o universo de personagens icônicos, “Mundo Zira” também apresenta títulos voltados ao público infantil, como Planeta Lilás e O Bichinho da Maçã.
“Quando pensamos em Ziraldo, pensamos neste olhar para a arte essencialmente democrático e plural. A obra dele, em sua essência, já sugere um compartilhamento com o mundo. Pensamos em sua linguagem mais apaixonante, quando ele passou a falar com as crianças. Trouxemos, por exemplo, ‘Planeta Lilás’ e ‘O Bichinho da Maçã’. Agora, em São Paulo, esperamos levar essa imersão tão rica na obra de Ziraldo para todos os visitantes da exposição”, declarou Adriana Lins, diretora do Instituto Ziraldo e curadora artística de Mundo Zira.
Com design que combina projeções e artes gráficas, o percurso estimula a imaginação e convida o público de todas as idades a explorar mensagens sociais e ambientais presentes na obra do artista desde os anos 1960.

“Esta é uma forma de fortalecer vínculos afetivos, formar novos públicos e reafirmar nosso compromisso com a valorização da cultura nacional e da identidade brasileira por meio da arte de Ziraldo”, conclui Cláudio Mattos, Gerente Geral do CCBB SP.
Localizado no centro histórico da cidade, o CCBB SP espera receber milhares de visitantes, oferecendo uma oportunidade única de revisitar — ou descobrir — o mundo sensível, criativo e atemporal de Ziraldo.
Foto: Divulgação