
Casa Andorinha chega pela primeira vez ao Rio com experiência imersiva no azeite
🔎 Foco da notícia 🔎
- Casa Andorinha reforça o posicionamento da Andorinha com experiência imersiva no azeite.
- Espaço gratuito em Botafogo simula o olival da marca em Portugal, com atividades sensoriais, degustações e a chance de criar blends personalizados.
- A iniciativa também conta com restaurante assinado pela chef Katia Barbosa e Empório com produtos limitados.

A Andorinha inaugurou no Rio de Janeiro a Casa Andorinha, projeto temporário e gratuito que conecta gastronomia, educação e experiência de marca. Localizado em Botafogo, o espaço funciona até 19 de outubro e reforça o posicionamento da marca como protagonista, por meio de uma experiência imersiva no azeite.
Criado pela agência V3A, o ambiente convida o público a vivenciar um “olival” da marca em Portugal, com atividades sensoriais e educativas que mostram todo o processo de produção do azeite. Entre as experiências estão a possibilidade de aprender sobre atributos como frutado, amargo e picante, criar blends personalizados e participar de degustações.

“A estreia da Casa Andorinha no Rio de Janeiro marca um passo importante na nossa estratégia de expansão nacional, aproximando ainda mais a marca dos consumidores em diferentes regiões do Brasil. Queremos ir além do produto e oferecer uma experiência imersiva no azeite que celebra a riqueza do azeite de verdade e a cultura local. Com mais de 95 anos de expertise e olival próprio, Andorinha é a marca de azeite mais vendida do país, e só ela pode proporcionar uma vivência tão autêntica, que convida o público a aprender, explorar e se encantar com esse universo”, destaca Loara Costa, Diretora de Marketing e Trade Marketing do Grupo Sovena, detentora da marca Andorinha.
O espaço foi projetado para ser inclusivo, com recursos de acessibilidade como guias, materiais em braile e equipamentos sonoros. A Casa Andorinha conta ainda com restaurante próprio, em parceria com o Restaurante Sofia, e cardápio assinado pela chef Katia Barbosa, explorando a versatilidade do azeite em pratos com identidade brasileira.
Outro destaque é o Empório exclusivo, que reúne produtos desenvolvidos em colaboração com marcas parceiras. Entre eles, estão cookies com azeite da Cucurucho, bolachas da Dona do Doce, óleo corporal da Saboaria Brasil, Chilli Crunch do Restaurante Mocotó e até uma cachaça com azeite da 7 Engenhos. Todos os itens têm azeite Andorinha em sua composição ou inspiração.
Esta é a quarta edição do projeto no Brasil — as três anteriores ocorreram em São Paulo. Mais do que um espaço gastronômico, a Casa Andorinha busca ser um ponto de encontro entre história, cultura alimentar e estilo de vida, reforçando o investimento da marca em educação e experiência de consumo.

A comunicação, conduzida pela agência Ampfy, inclui OOH, mídias digitais, ações geolocalizadas, influenciadores e ativações em plataformas como Uber, além de campanhas pré, durante e pós-evento.
A Casa Andorinha fica aberta de 26 de setembro a 19 de outubro, às sextas e sábados das 12h às 21h30 e aos domingos das 12h às 19h, na Rua Conde de Irajá, 201, Botafogo.
Fotos: RT Fotografia