Ambev investe R$ 26 milhões no Carnaval de São Paulo
Em São Paulo, o Carnaval de Rua 2024 teve início no dia 3, sábado, e se estende até o dia 18 de fevereiro. Dessa forma, esse ano, a festa contou com um recorde de 536 blocos confirmados. O número representa, então, um aumento de 16% em relação à 2023. Por isso, toda a infraestrutura necessária para receber os mais de 15 milhões de foliões esperados foi organizada com antecedência.
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, afirmou: “A cada ano, o carnaval de rua é expandido e aprimorado. A prefeitura está fornecendo toda a infraestrutura de gradil, banheiro, segurança, logística e fechamento de ruas, cumprindo todos os prazos”.
O planejamento e os patrocínios
Desde 24 de outubro do ano passado, a Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), encarregada da inscrição dos blocos, tem divulgado a programação. Assim, o público contou com listas parciais com trajetos, datas e horários, aprovados pela Comissão Especial de Organização do Carnaval de Rua 2024.
Houve uma análise de todos trajetos em conjunto com a Comissão Especial. Dessa forma, seus itinerários tiveram aprovação pela Companhia de Engenharia de Trânsito e órgãos de segurança pública.
Nunes explicou ainda sobre o funcionamento do patrocínio aos blocos de carnaval. O prefeito destacou que é individual e diferente do patrocínio geral, que neste ano é feito pela Ambev:
“Os blocos captam diretamente os patrocínios com as empresas. É bom deixar claro que não é a prefeitura que faz o pagamento para os blocos do carnaval de rua. Os blocos são autônomos, independentes, e o recurso que eles buscam, e sempre buscaram, foi direto do privado.”
Apesar disso, a Prefeitura criou um plano de fomento para incentivar os blocos mais tradicionais da cidade. Assim, a administração investirá R$ 2,5 milhões para beneficiar 100 blocos (R$ 25 mil para cada), buscando fortalecer as atividades dos grupos envolvidos na festa carnavalesca.
A Ambev no Carnaval de Rua
Em relação ao patrocínio ao Carnaval de Rua, a Ambev, empresa vencedora do pregão, pagou um valor à Prefeitura para cobrir os custos do evento. Assim, a marca obteve a exclusividade na comercialização de seus produtos e o direito de exploração publicitária de seu nome e logomarca.
A Ambev S.A. apresentou o lance de R$ 26,6 milhões no pregão de 16 de janeiro.
“Lógico que num evento desse tamanho, com centenas de blocos participando, pode ter um ou outro que desista”, explicou o prefeito Ricardo Nunes. No entanto, o número de cancelamentos este ano foi menor do que no ano passado, com 129 blocos, em comparação com os 213 de 2023.
“Se algum bloco ou outro desiste, aí é um problema único e exclusivamente dele, de uma organização dele. A gente gostaria que não desistisse.”