AB InBev toma a Uefa Champions League e acende nova disputa no mercado de cerveja

Dona da Ambev assume patrocínio global a partir de 2027, passa a estampar todas as competições masculinas da UEFA e cria nova disputa no mercado de cervejas premium

Depois de três décadas de uma das parcerias mais reconhecíveis do esporte — taça da Uefa Champions League, hino, telões verdes e a garrafa long neck mais vista do futebol europeu — a Heineken vai sair de cena.

A AB InBev, gigante belga do setor de bebidas e controladora da Ambev, está prestes a firmar um acordo histórico com a UC3 — joint venture que reúne a UEFA e os Clubes Europeus — para se tornar a nova patrocinadora oficial da UEFA Champions League. O contrato, válido a partir de 2027 e com duração inicial até 2033, marca o fim de uma parceria de três décadas entre o torneio europeu e o Grupo Heineken.

O novo acordo vai abranger todos os campeonatos masculinos organizados pela UEFA e vai permitir à AB InBev explorar comercialmente a marca e a imagem da Champions League, promovendo suas cervejas premium em escala global. A seleção de marcas que ganhará visibilidade ainda será definida, mas é provável que envolva rótulos já consagrados do grupo, como Stella Artois, Corona e Spaten.

A iniciativa reforça a estratégia da AB InBev de consolidar sua presença nos grandes palcos esportivos mundiais. A companhia já patrocina a Copa do Mundo da FIFA desde 1986 e, recentemente, passou a apoiar o Comitê Olímpico Internacional com a marca Corona Cero.

E, assim como a Heineken sempre fez na competição europeia, o público certamente pode esperar diversas campanhas, promoções, eventos e ativações de marca em torno da nova parceria.

No Brasil, a Ambev vem ampliando sua participação no segmento premium, registrando um crescimento de 15% nas vendas dessas cervejas no último trimestre e recuperando a liderança da categoria após uma década.

Segundo comunicado oficial da UC3, o contrato com a AB InBev resulta de um processo competitivo de licitação iniciado em outubro, conduzido pela agência global Relevent Football Partners. O acordo é o primeiro firmado dentro do novo ciclo comercial da entidade, que vai de 2027 a 2033.

De acordo com o The New York Times, a Heineken ainda manterá seu vínculo com a Uefa Champions League até o fim de seu contrato atual, avaliado em cerca de 120 milhões de euros anuais. Já a AB InBev teria oferecido 200 milhões de euros por ano para garantir o patrocínio, o que representa um aumento de 66% em relação ao valor anterior.

A publicação também destacou que o negócio simboliza outra grande mudança no modelo de gestão da UEFA, que rompeu uma parceria de 33 anos com a suíça TEAM Marketing, ao transferir a comercialização global de patrocínios para a Relevent Football Partners.

Em nota ao jornal, um porta-voz da AB InBev afirmou que a escolha da empresa pela UC3 demonstra seu compromisso com o futebol e com a criação de plataformas globais de engajamento.

“As competições masculinas da UEFA nos permitirão oferecer experiências ainda mais memoráveis aos fãs e reforçar que cerveja e esporte são melhores juntos. Estamos ansiosos para uma longa parceria com a UC3”, declarou.

Foto: Divulgação

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso serviço você aceita tal monitoramento. Para mais informações leia nossa Política de Privacidade Política de Privacidade.