A Ypê encontrou inspiração na neurociência para sua participação na passarela da São Paulo Fashion Week (SPFW). O público da SPFW é estimado em cerca de 45 mil pessoas, somando as duas edições do ano. Além disso, gera entre oito e 12 mil empregos diretos e indiretos em cada uma delas. Por fim, os investimentos na cadeia produtiva chegam a aproximadamente R$ 25 milhões.
Assim, no dia 12 de abril, a Ypê apresentou ativações explorando a sinestesia durante o desfile da marca Martins. Dessa forma, através da “Coleção Sinestésica Ypê”, a marca introduz o conceito de “Perfume que se sente e vê”.
O desenvolvimento das estampas
Pelo segundo ano consecutivo, a Ypê eleva sua presença na maior semana de moda do país, com parceria entre o estilista Tom Martins e a artista Anaisa Franco. A união traz então o conceito de “perfume que se sente e vê”. Os resultados se apresentam em 10 looks, cujas estampas contêm desenhos gerados pelo estímulo cerebral a partir de 4 fragrâncias do Amaciante Concentrado Ypê. Tom Martins, renomado estilista, e a artista Anaisa Franco, mestre em Arte Digital e Tecnologia pela Universidade de Plymouth, na Inglaterra, lideram este projeto.
O conceito uniu as mentes de Martins e Anaisa na elaboração das estampas. Assim, o estilista experimentou estímulos olfativos das fragrâncias, e um sensor registrou suas atividades cerebrais. Por meio de um software de Inteligência Artificial, houve a tradução desses sinais em mais de 200 imagens capturadas. Por fim, Tom selecionou 4 das imagens para desenvolver 10 visuais de sua coleção.
A inovação
“A busca por inovação vai além dos nossos produtos. Com a renovação do patrocínio da SPFW, nós fomos atrás de tecnologias que possibilitassem a união das nossas fragrâncias, feitas em parceria com a IFF (International Flavors & Fragrances), uma das maiores casas de fragrância do mundo; com a moda, a fim de potencializar este importante setor. Afinal, quem não quer cuidar das peças de roupa com carinho e ainda poder ter um amaciante cuja tecnologia faz o perfume durar por até 90 dias? Estamos muito felizes por termos a Anaisa Franco e, novamente, o Tom Martins como parceiros”, destaca Cesar Nicolau, diretor de Marketing da Ypê.
No desfile, que foi cheio de surpresas sensoriais, as formas derivadas dos diferentes estímulos sensoriais estiveram presentes nas silhuetas das peças. Essas formas apresentaram-se de forma abrangente e com detalhes funcionais, em linha com as referências ao estilo urbano da marca Martins.
“Escolher as estampas foi tranquilo, pois já tinha as modelagens longilíneas em mente, mas sempre com o meu DNA urbano dos elementos práticos, como os bolsos cargo e o capuz. Apostamos também no dourado nos detalhes e em dois looks, fazendo referência à tecnologia Power Caps dos amaciantes concentrados Ypê”, aponta Tom, citando as cápsulas de perfume que aderem aos tecidos no momento da lavagem, o que garante roupas macias e cheirosas na gaveta por até 90 dias.
A desmistificação do design neuronal
De acordo com Anaisa Franco, a experiência de trazer sua arte para o ramo da moda nunca havia passado por sua mente.
“Criar uma estampa com design neuronal com o Tom está sendo maravilhoso. O meu trabalho tem tudo a ver com esse projeto da Ypê, que une sinestesia na experimentação tecnológica, e, quando me fizeram o convite, eu já tinha algumas ideias em mente. A empresa é muito aberta à inovação e essa ação de ampliar a visibilidade do produto deles, proporcionando novas experiências sensoriais para os clientes é muito bacana. Isso também ajuda a desmistificar a neurociência e o design neuronal, trazendo esses campos para mais perto das pessoas”, declara Anaisa, que viajou de Barcelona, na Espanha, para o Brasil exclusivamente para essa ativação.
A Ypê renovou o patrocínio para a mais importante semana de moda brasileira, desta vez, em duas edições, N57 e N58.