
Vibra promove combate à violência sexual infantil com ações de mobilização e conscientização
A Vibra, a maior distribuidora de combustíveis e energia do Brasil, anunciou uma abrangente série de ações de mobilização e conscientização em todas as regiões do país para o combate à violência sexual contra crianças e adolescentes. A iniciativa da companhia se intensifica em alinhamento com o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio, conforme estabelecido pela Lei Federal nº 9.970/2000.

Para amplificar a mensagem, a Vibra ativará todo o seu ecossistema, envolvendo colaboradores, fornecedores, clientes, a rede de postos Petrobras e transportadoras. A expectativa da empresa é superar o impacto de 8 milhões de pessoas alcançadas no ano passado com ações de apoio à causa.
“O enfrentamento à violência sexual de crianças e adolescentes é, para nós da Vibra, uma prioridade inegociável. Temos plena consciência que a Vibra é uma companhia gigante e da responsabilidade que isso nos impõe. Diante de uma realidade tão grave e inaceitável, não há espaço para omissão. É preciso romper o silêncio, dar visibilidade ao problema e mobilizar toda a sociedade para agir, inclusive por meio de denúncias pelo Disque 100. Por isso, nos engajamos ativamente nesta causa e estamos convocando outras empresas a participar também.”, “, declara Ernesto Pousada, CEO da Vibra.
Comprometida com o Movimento Violência Sexual Zero, a Vibra levará a causa a eventos de grande visibilidade que já patrocina durante o mês de maio. O público presente nas etapas de Interlagos da Copa Truck e na de Cascavel da Stock Car, ambas inseridas no Festival de Interlagos Motos e no Festival de Pecuária de Goiânia, será impactado com mensagens cruciais sobre o tema e convidado a se engajar no combate. A iniciativa já ocorreu no Web Summit, realizado no final de abril, e na abertura da temporada da Stock Car, em Interlagos.
“Sou um agente de proteção”
Paralelamente às ações externas, a Vibra está promovendo uma forte mobilização interna para expandir o alcance da causa entre seus colaboradores. De 5 a 16 de maio, o Edifício Lubrax, sede da companhia, receberá uma versão adaptada da Loja de Inconveniência, uma ativação impactante criada para expor a dura realidade da violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil.

A experiência imersiva e provocativa substituirá produtos por dados alarmantes e informações perturbadoras, com o objetivo de sensibilizar e conscientizar o público interno e da região da sede, incentivando a denúncia através do Disque 100.
A partir de 6 de maio, terá início a campanha “Sou um agente de proteção”, com o envolvimento dos pontos focais em todo o país. A proposta é motivar cada colaborador a se tornar um agente de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes, ampliando a conscientização dentro e fora da empresa.
Através da rede social corporativa, as equipes serão incentivadas a desenvolver e compartilhar iniciativas locais, com a meta de mobilizar, no mínimo, dez pessoas em suas redes de relacionamento, incluindo colegas, clientes, fornecedores e parceiros.
A programação será complementada com a oferta do curso “Violência Sexual Zero” na plataforma Capacidade Máxima, direcionado às equipes dos postos Petrobras. Além disso, no dia 12 de maio, será realizada uma live especial com Luciana Temer, presidente do Instituto Liberta, para aprofundar a discussão sobre o papel da sociedade no enfrentamento à violência sexual infantojuvenil.
Movimento Violência Sexual Zero
A Vibra é um dos pilares de apoio ao Movimento Violência Sexual Zero, uma iniciativa que congrega empresas e organizações da sociedade civil, como o Grupo Mulheres do Brasil, Childhood Brasil e Instituto Liberta. O objetivo central é promover a atuação em rede, disseminando informação qualificada, sensibilizando lideranças e fomentando práticas eficazes de proteção nos ambientes corporativos para o combate à violência sexual contra crianças e adolescentes.
Desde março, mais de 150 organizações e 550 postos de combustíveis aderiram ao movimento e estão preparando campanhas para este mês, com a expectativa de impactar diretamente mais de 745 mil colaboradores e alcançar mais de 2,2 milhões de pessoas. Este engajamento reforça o papel transformador que o setor privado pode e deve exercer na proteção da infância e da adolescência. Empresas interessadas em integrar esta mobilização nacional podem aderir ao Movimento clicando aqui.
Dados alarmantes
A cada hora, oito crianças ou adolescentes sofrem algum tipo de violência sexual no Brasil, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2024. No entanto, somente 8,5% dessas ocorrências são formalmente denunciadas, segundo dados do IPEA de 2023. Além disso, um estudo realizado pela Polícia Rodoviária Federal revelou a existência de mais de 17 mil locais suscetíveis à exploração sexual de menores ao longo das rodovias federais (Mapear 2023/2024).
A Vibra, com suas ações abrangentes, busca não apenas conscientizar, mas também incentivar a denúncia e a ação coletiva para proteger crianças e adolescentes em todo o Brasil.
Foto: Divulgação