Tendências de Brand Experience para ficar de olho em 2024

Entenda quais serão essas tendências com base num material produzido e divulgado pela empresa norte-americana Cvent.
Tendências de Brand Experience para ficar de olho em 2024

Se há algo constante no mundo do brand experience, é a mudança. E por sabermos disso, separamos as 5 principais tendências em 2024 que estarão em alta.

Texto por Sara Letícia Corrêa

Com base no material produzido e divulgado pela empresa norte-americana Cvent,  Meeting and Event Trends You Need to Know for 2024 – and Beyond, entendemos que o futuro chega para aprimorar muito daquilo que o pós-pandemia, o cenário global e as necessidades da sociedade vem estabelecendo como novas regras para os produtores de eventos e experiências.

Confira na lista abaixo:

1. Melhorar a acessibilidade digital e física

Tornar os eventos e ações de brand experience já é uma prática conhecida do mercado. Positivamente, o setor vem ganhando força e tornando-se pauta nos grandes eventos. Mas ainda há muito para alcançarmos.

A acessibilidade inclui não apenas rampas, portas largas e estacionamento próximo ao local, mas também legendas, intérpretes de linguagem de sinais (ASL), sinalização multilíngue e iluminação adequada, entre muitos outros pontos que precisam ser levados em consideração.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 1 bilhão de pessoas no mundo vivem com algum tipo de deficiência, física ou intelectual, sendo que 80% delas estão em países em desenvolvimento.

Para que o planejamento acessível do seu próximo evento seja feito de maneira que abrace todas as soluções que seu projeto tem como foco, separamos essa reportagem da TV Brasil que conversa com pessoas PcD para entender o que as afetam no dia a dia.

2. Personas híbridas

Com o mercado de trabalho cada vez mais híbrido (presencial e home office) os consumidores estão mudando seus hábitos.

Essa liberdade também abre novas oportunidades de receita para organizadores de experiências, bem como donos de espaços para eventos ou hotéis, por exemplo.

Em qual momento você já pensou em incluir um estudo de regiões próximas à você que recebam mais “personas híbridas”, ou você conta com essa carta na manga na hora de criar estratégias digitais que atendam públicos de diversos lugares?

Segundo o estudo da Cvent 66% dos consumidores do Reino Unido preferem viajar enquanto trabalham remotamente. Mesmo aqueles que precisam retornar ao escritório estão buscando novas maneiras de desfrutar das viagens a trabalho.

45% dos viajantes a negócios planejam estender suas viagens de trabalho para lazer no futuro, e 72% dizem que apreciam a capacidade de trabalhar em diferentes locais.

Ou seja, a viagem não é mais estritamente a negócios ou lazer e sim híbrida.

As pessoas estão animadas para aproveitar novas experiências, agora é a hora de explorar essa estratégia mais do que nunca. 

3. Inteligência Artificial como aliada 

A inteligência artificial (IA) já vem desempenhando um papel crucial no sucesso de projetos de brand experience e eventos, proporcionando eficiência, personalização e insights valiosos.

Entre algumas tarefas que a IA pode te ajudar a desenvolver estão:

Análise de Dados e Tendências 2024

A IA pode analisar grandes conjuntos de dados para identificar tendências de mercado, preferências do público-alvo e históricos de comportamento dos visitantes de um determinado evento ou ação de live marketing.

Segmentação de Público

Em algumas ferramentas os algoritmos podem analisar dados demográficos, comportamentais e de preferências para segmentar o público de forma mais precisa. Isso permite personalizar as ações e a comunicação para diferentes grupos, aumentando as chances de engajamento.

Recomendação Personalizada

Sistemas de recomendação alimentados por IA podem sugerir atrações, atividades ou artistas com base nos interesses individuais dos participantes, criando experiências mais personalizadas.

Engajamento nas Redes Sociais

Ferramentas de análise de sentimentos baseadas em IA podem monitorar as redes sociais para avaliar o feedback do público, identificar problemas em tempo real e ajustar a estratégia de engajamento conforme necessário.

Por exemplo, seu evento está rolando e você quer monitorar as interações nas redes sociais dos seus visitantes: o que eles estão achando? Há algum “perrengue” que possa ser resolvido em tempo real? O que estão compartilhando mais em termos de organização?

4. Sustentabilidade hoje e sempre

Esse já é o presente mas vai continuar sendo, cada vez mais, o futuro das marcas e todas as ações que elas realizam. Pelo menos daquelas que esperam continuar competitivas e procuradas no mercado.

Tecnologias verdes, como fontes de energia renovável, iluminação LED de baixo consumo e soluções de gestão de resíduos mais eficientes. Mobilidade sustentável com a promoção de opções de transporte sustentável para os participantes, como transporte público, bicicletas e veículos elétricos, por exemplo, podem ser algumas das alternativas que intensificam o comprometimento com o meio ambiente e a sociedade como um todo.

Se este assunto te interessa, sugerimos a leitura dessa matéria sobre a Crise Climática em Eventos.

5. Integração de tecnologias imersivas

O advento da realidade aumentada (RA) e realidade virtual (RV) está transformando a maneira como conhecemos os eventos.

Imagine participantes interagindo com produtos por meio de hologramas ou explorando ambientes virtuais exclusivos. A Nike, por exemplo, já utiliza a RV em eventos para proporcionar aos visitantes a sensação de estar em um campo de jogo durante o lançamento de novos produtos.

No vídeo abaixo dá para ter uma ideia da sensação de quem participa dessas experiências imersivas promovidas pela loja.

À medida que nos aproximamos do próximo ano, a pressão por novas ideias e entregas vai aumentando.

Mas é sempre bom lembrar que adotar essas tendências não é apenas uma questão de “estar na moda”, mas principalmente de atender às expectativas crescentes de um público cada vez mais exigente.

E o que podemos tirar desse estudo é que, o tempo de fazer já passou, agora é preciso fazer ainda melhor, explorando mais recursos, focando no que você e sua empresa entregam de melhor aliado às tendências que você viu aqui.

E que venha 2024!

*Texto por Sara Letícia Corrêa*

 

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