Na última sexta-feira (19), Taylor Swift lançou o The Tortured Poets Department, seu 11º álbum de estúdio. O anúncio aconteceu então em fevereiro, durante o Grammy Awards, onde a cantora americana recebeu o prêmio de Álbum do Ano. Desde então, houve a implementação de várias estratégias de divulgação, incluindo playlists exclusivas na Apple Music.
Uma das ações de destaque foram os pôsteres oficiais da Taylor Swift que apareceram em várias cidades ao longo da semana. Dessa forma, no Brasil, a pequena loja Eric Discos, em Pinheiros, São Paulo, exibiu um pôster na calçada, com um QR Code que, ao escanear, revelava a letra “H”.
Os pôsteres em outras cidades revelavam letras diferentes — Sidney (T), Chicago (R), Melbourne (F), Londres (O) e Nashville (O). Assim, segundo os fãs, essa mensagem subliminar está relacionada à música Fortnight, a primeira do álbum, que conta com a colaboração de Post Malone. Além disso, aescolha da loja independente em São Paulo pode ligar-se à fachada, que exibe uma bandeira da Inglaterra, país mencionado várias vezes no álbum pela Taylor Swift.
O álbum, que inicialmente tinha suas faixas anunciadas, foi lançado então com 15 faixas extras, totalizando 31 músicas.
O Spotify também surpreendeu os fãs com uma instalação temática do The Tortured Poets Department apenas um dia antes do lançamento. Localizada no shopping The Grove, em Los Angeles, a biblioteca pop-up funcionou como uma contagem regressiva para o lançamento, apresentando excertos de poesia, livros e surpresas visuais que representavam diferentes eras da Taylor Swift. A plataforma atualizava constantemente a página do álbum com as descobertas dos fãs na instalação.