Peugeot apresenta “Futuros Possíveis” na CASACOR São Paulo

Com a instalação, a Peugeot reforça seu protagonismo ao explorar a mobilidade sustentável e a vida urbana, em um espaço assinado por Gisele Taranto cuja fachada conceitual traz as icônicas garras do leão, símbolo da marca

Pela quarta vez consecutiva, a Peugeot marca presença na CASACOR São Paulo, a maior e mais prestigiada mostra de arquitetura, design e paisagismo das Américas. Nesta edição de 2025, que acontece de 27 de maio a 3 de agosto no Parque da Água Branca, a marca francesa apresenta o inovador espaço “Futuros Possíveis“, assinado pela renomada arquiteta e urbanista Gisele Taranto. A proposta convida o público a uma reflexão sobre mobilidade urbana sustentável e as últimas tendências em inovação construtiva.

A participação da Peugeot na CASACOR São Paulo 2025 integra o movimento global “Drive to Create“, que eleva a mobilidade a uma plataforma de expressão criativa, conectando a marca aos pilares da arquitetura, do design e da sustentabilidade – elementos centrais na visão de futuro da Peugeot. Além de ser o carro oficial da mostra, a Peugeot oferece aos visitantes uma experiência imersiva e personalizada em seu espaço exclusivo.

Através da instalação “Futuros Possíveis“, a Peugeot reafirma seu protagonismo ao propor uma análise multifacetada sobre a mobilidade sustentável e a interação no ambiente urbano. O conceito arquitetônico do espaço, idealizado por Gisele Taranto, traz a identidade da marca de forma conceitual logo na fachada: seis brises verticais, dispostos três de cada lado do túnel de entrada e confeccionados com blocos translúcidos, representam as icônicas garras do leão, símbolo da Peugeot.

Iluminados cenicamente, os brises também se posicionam como “olhos” que observam o público. O túnel de entrada, por sua vez, evoca o focinho do leão, construindo uma metáfora arquitetônica tridimensional da marca.

Um dos destaques do projeto da marca na CASACOR São Paulo é a parceria com a Fuplastic, empresa idealizadora de um sistema construtivo modular inovador que utiliza blocos reciclados. O método empregado na construção do ambiente Peugeot consiste no encaixe de blocos feitos com polipropileno reciclado, de maneira similar a um brinquedo de montar. Essa técnica construtiva elimina a geração de resíduos e reduz em até 90% a emissão de CO2​ na atmosfera. As peças são totalmente recicláveis, apresentando alta resistência mecânica e isolamento termoacústico.

A paleta de cores do ambiente foi cuidadosamente selecionada em tons claros e de areia, criando um cenário que valoriza o Peugeot E-2008 azul, protagonista do espaço. Essa escolha visual estabelece uma harmonia com o formato circular característico do Parque da Água Branca.

A experiência sensorial é enriquecida pela arte digital criada pelo artista Marcelo Prates em colaboração com a equipe de Design da Peugeot. O vídeo generativo desenvolvido explora o conceito de movimento contínuo e dinâmico através de uma abordagem baseada em campos vetoriais, simulando a fluidez natural dos deslocamentos geométricos.

Inspirada na interação entre o veículo e o ambiente, a obra busca representar visualmente a experiência de dirigir e é exibida em dois painéis de LED laterais ao longo do túnel de acesso, transformando o deslocamento em uma narrativa imersiva. Complementando a instalação digital, uma obra tridimensional feita com os blocos da Fuplastic “congela” um frame do vídeo, conferindo à arte um caráter escultórico.

A iluminação estratégica, assinada pelo renomado Maneco Quinderé, intensifica a riqueza de sensações no ambiente. O projeto luminotécnico utiliza a luz de forma inteligente, sincronizando-se com as variações da luz natural externa para criar uma atmosfera dinâmica que realça o design do Peugeot E-2008 integrado ao espaço. Para completar a experiência olfativa, o ambiente conta com uma fragrância exclusiva desenvolvida pela Natura Botânica, parceira oficial da CASACOR São Paulo.

Em 2025, a Peugeot lança o conceito “Drive to Create”, uma iniciativa que posiciona a mobilidade como uma plataforma para a expressão artística. Com foco em criatividade e inovação, o movimento busca oferecer uma experiência de condução que vai além do convencional. Em parceria com o estilista e designer Pedro Andrade, a Peugeot reforça seu compromisso de inspirar novas formas de criatividade, integrando moda e automóveis de maneira singular e inspiradora.

Drive to Create” responde à crescente demanda por experiências integradas no setor automotivo, englobando campanhas digitais, eventos imersivos e colaborações com artistas e designers. Tudo isso alinhado ao DNA Magnético e inovador da marca, reforçando sua identidade e visão para o futuro.

Fotos: Divulgação

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso serviço você aceita tal monitoramento. Para mais informações leia nossa Política de Privacidade Política de Privacidade.