
Núcleo da Ideia anuncia patrocínio à Escola do Olhar do Museu de Arte do Rio
A Núcleo da Ideia (NDI), agência carioca reconhecida pela criatividade e inovação em projetos culturais e corporativos, está apoiando a Escola do Olhar, um espaço de formação continuada e centro de pesquisas do Museu de Arte do Rio (MAR), na Praça Mauá. A iniciativa promove educação, arte e conhecimento, reunindo diversas atividades voltadas para diferentes públicos.

O projeto oferece cursos, workshops, palestras, seminários e oficinas, com foco em professores e estudantes da rede pública, moradores do Rio, artistas, pesquisadores, produtores culturais, museólogos e demais interessados em explorar manifestações culturais contemporâneas.
A programação da Escola do Olhar inclui ainda ações inclusivas para pessoas com deficiência, grupos identitários e comunidades da região portuária, fortalecendo o encontro entre culturas, línguas e comunidades.
As práticas pedagógicas da Escola do Olhar articulam educação e arte para ampliar a dimensão pública do museu e debater questões sociais e culturais urgentes. O espaço dispõe de salas com capacidade entre 20 e 120 pessoas e oferece visitas mediadas, atividades educativas, ações voltadas à acessibilidade, diversidade e inclusão, além de pesquisa, documentação, publicações e iniciativas envolvendo tecnologia e cibercultura.
“O patrocínio a este lindo projeto resulta do aumento de esforços de valorização da arte da cultura no Rio que a NDI tem feito e o compromisso com educação, cultura e democratização do acesso. As atuações da Escola do Olhar e mesmo do MAR integram arte e educação, um dos nossos princípios também aqui na agência”, destaca Luciane Araújo, sócia-diretora da Núcleo da Ideia.
O MAR será ainda a sede da segunda edição do projeto Nossa Língua Festival, que promove intercâmbio sociocultural entre países de língua portuguesa. A iniciativa contempla livro de arte, galeria virtual, exposição coletiva e documentário feito com iPhones — selecionado para o Festival de Cannes em 2016.
“O projeto conecta pessoas, territórios e oportunidades. E celebra a potência da língua portuguesa nas artes, na literatura, no cinema e na oralidade, mostrando que a diversidade cultural se apresenta como uma força de conexão, não de separação”, completa Luciane.
Com 20 anos de atuação, a NDI se destaca no mercado por desenvolver projetos culturais, eventos, feiras, fóruns, convenções e ativações de marcas, oferecendo soluções criativas em turismo, música, literatura, audiovisual e comunicação corporativa.
Sob comando de Luciane Araújo e Flávio Bidoia, a agência atua como hub de criação, assinando cases de relevância nacional e internacional, como exposições no MAR e projetos autorais como o “Nossa Língua” e “Urbegrafia”.
A agência também possui certificação ISO 9001, garantindo qualidade na execução de todos os projetos que desenvolve.
Foto: Divulgação