
Natura brilha no MMA Impact Brasil reforçando compromisso com diversidade brasileira
A Natura teve uma presença impactante no MMA Impact Brasil 2025, realizado nos dias 13 e 14 de maio em São Paulo. No segundo dia do evento, a empresa de cosméticos protagonizou dois painéis que evidenciaram seu firme compromisso com a construção de negócios sustentáveis, diversos e profundamente conectados com a cultura brasileira. As discussões abrangeram desde estratégias de performance e branding até o papel crucial da cocriação e da escuta ativa como propulsores de inovação com impacto social significativo.

No painel intitulado “Da Inspiração à ação: a influência de um ambiente positivo na estratégia de performance da Natura”, Tatiana Coló, diretora de E-commerce e Marketplace da Natura, compartilhou o palco com Rogério Nicolai, Brazil Business Director do Pinterest Brasil, e Rodolfo Tourinho, Diretor de Operações da Media.Monks. Os especialistas exploraram como a colaboração estratégica com o Pinterest tem gerado resultados consistentes para a Natura, integrando a inspiração à intenção de compra em campanhas coesas.
Tatiana Coló destacou a importância da plataforma para impulsionar a conversão da marca em momentos especiais, citando o sucesso de campanhas no Dia das Mães e em outras ações direcionadas. “Ao combinarmos criatividade com dados e cupons em uma estratégia de topo de funil, conseguimos aumentar em 1,6 vezes o retorno sobre o investimento”, revelou a diretora.
Rogério Nicolai, por sua vez, ressaltou a liderança do Pinterest em buscas relacionadas à beleza, com um expressivo número de mais de 33 milhões de usuários mensais interessados nesse universo, configurando um ambiente altamente favorável para marcas como a Natura.
O segundo painel, “Inovação em rede: transformando desafios socioambientais em negócios“, trouxe à tona o poder transformador das colaborações intencionais com comunidades periféricas. Denise Coutinho, Diretora de Comunicação e Marketing Brasil da Natura, Aline Lima, Head de Diversidade, Equidade e Inclusão da Natura, e Reginaldo Lima, cofundador do Investe Favela, compartilharam suas perspectivas sobre o tema.
Reginaldo Lima enfatizou a sinergia entre a Natura e o Investe Favela, dois ecossistemas que acreditam no empreendedorismo como ferramenta de inclusão social. Enquanto o Investe Favela impulsiona negócios nas periferias urbanas, a Natura, com sua vasta rede de consultoras de beleza, oferece oportunidades concretas de geração de renda, especialmente para mulheres negras. O cofundador do Investe Favela lembrou que, segundo o Censo 2022, 73% dos moradores de favelas no Brasil se autodeclaram pretos ou pardos, sublinhando a relevância de iniciativas que unam impacto social e desenvolvimento econômico.
Aline Lima detalhou o processo de escuta que culminou no lançamento da nova linha Natura Tododia Jambo Rosa e Flor de Caju, fruto da interação com mais de mil mulheres negras em todo o país através do Projeto Dandara.
“Faltam pesquisas sobre bem-estar e autocuidado voltadas para esse público. O Projeto Dandara nos ajudou a mapear essas lacunas e cocriar um portfólio de produtos com alto grau de identificação e performance. Hoje, 57% das nossas consultoras se autodeclaram negras e essa conexão direta com a base é nosso maior ativo de inovação”, afirmou a Head de Diversidade, Equidade e Inclusão da Natura.
Denise Coutinho complementou, destacando a importância de Natura Tododia, a maior marca da empresa em cuidados corporais e líder em creme corporal nos lares brasileiros¹, como um território estratégico para inovação e inclusão. “Escolhemos lançar Jambo Rosa e Flor de Caju dentro de Tododia porque é uma marca que fala com milhões de brasileiras e tem força para ressignificar padrões. A campanha foi construída para garantir coerência desde a concepção até a entrega, e já está gerando oportunidades socioeconômicas concretas”, pontuou a diretora.
O lançamento da linha Jambo Rosa e Flor de Caju abrangeu ações 360°, incluindo uma campanha com a cantora IZA como embaixadora e ativações com um time diverso de criadores de conteúdo.
“Mais do que um lançamento pontual, esse movimento inaugura uma frente contínua de trabalho, que se desdobra em iniciativas como o SPA na Quebrada, com a Digital Favela, e o Projeto Negritudes. Quanto maior a diversidade das partes, maior a riqueza do todo”, concluiu Denise Coutinho.
A participação da Natura no MMA Impact Brasil 2025 reafirma o poder das conexões entre marcas, pessoas, territórios e dados como elementos chave para impulsionar a inovação com propósito.
Essa ação no MMA Impact Brasil integra um conjunto de iniciativas da marca para este ano, incluindo a parceria com a Investe Favela, que prevê workshops, ações formativas e novos encontros nas periferias brasileiras. A Natura também marca presença no Festival Negritudes Globo, com ativações nas três edições do evento: Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
Foto: Divulgação