
Festival Negritudes Globo 2025 confirma três edições gratuitas e patrocínio da Natura
Estão confirmadas as três edições do aguardado Festival Negritudes Globo para 2025, prometendo mais um ano de encontros potentes, conversas enriquecedoras, muita música e arte para o público presente e para quem acompanhar online pelo Globoplay. A entrada para o evento é gratuita.

A primeira parada desta celebração da cultura afro-brasileira será no Rio de Janeiro, no dia 15 de maio, no Galpão da Cidadania. As inscrições para participar presencialmente já estão abertas desde o dia 30 de abril, através do site.
Mantendo seu caráter itinerante e buscando ampliar ainda mais sua influência, o festival seguirá para Salvador, em julho, e encerrará sua jornada em São Paulo, em setembro. As três edições contam com o patrocínio da Natura, que, além de marcar presença nas campanhas do evento, levará ativações especiais e experiências para o público presente.
“O Festival Negritudes é a celebração das narrativas negras no audiovisual. Um resgate das nossas histórias e raízes retratados nas telas, mostrando que é possível, sim, nos ver representados e ocupando cada vez mais espaços de sucesso nesse cenário. O festival é um espaço de conexão, de pertencimento e de muita alegria, que demonstra a relevância desse evento para a agenda da cidade.”, afirma Ronald Pessanha, líder do Negritudes Globo.
O patrocínio da Natura, intermediado pela agência Africa Creative, reforça o compromisso da marca com a diversidade, inclusão e equidade racial, buscando impulsionar a transformação do mercado da beleza em um ambiente mais plural e acolhedor. A marca tem investido em iniciativas como o Projeto Dandara, um estudo inédito sobre o bem-estar de mulheres pretas e pardas, que inspirou o desenvolvimento da linha Tododia Jambo Rosa e Flor de Caju, focada nas necessidades específicas de peles com melanina.
“Participar do Festival Negritudes Globo é um ato de celebração e responsabilidade, ao mesmo tempo que reafirmamos nosso compromisso com a diversidade. A inovação sempre foi um pilar central para a Natura, mas inovar vai além de criar novos produtos. Trata-se de olhar para a diversidade de necessidades da nossa sociedade e desenvolver soluções que realmente façam a diferença na vida das pessoas, como é o caso da nossa linha recém lançada Tododia Jambo Rosa e Flor de Caju.”, conclui Aline Lima, Head de Diversidade, Equidade e Inclusão da Natura.
Durante o evento, a Natura planeja ativações especiais e conteúdos digitais para celebrar a cultura afro-brasileira e a diversidade.
A edição carioca do Festival Negritudes Globo terá uma abertura especial com a apresentação musical da icônica cantora Alcione, que dividirá o palco com Mumuzinho, dando as boas-vindas ao público. A “Dama do Samba” também será homenageada no primeiro painel, que contará com a participação de Mumuzinho, da atriz Isabel Filardis, do idealizador, pesquisador e produtor do Negro Mundo, Pedro Rajão, com mediação de Aline Midlej. Outro destaque da programação do Rio de Janeiro será o painel “Tempo Rei, Tempo Gil”, onde Gilberto Gil, um dos grandes nomes da cultura negra no Brasil, compartilhará sua trajetória e experiências com Maju Coutinho.
Ao longo do dia no Rio de Janeiro, o público poderá acompanhar discussões sobre a potência e a representatividade das narrativas negras nas diversas manifestações culturais do país, com um encerramento especial a cargo da cantora Teresa Cristina.
Para conferir a programação completa e obter mais informações sobre o Festival Negritudes Globo 2025, acesse o site oficial. Acompanhe também as novidades e a repercussão do evento nas redes sociais da Natura, através do perfil @naturabroficial.
Foto: Divulgação