JCDecaux lança Robô OOH com IA para interagir com consumidores

Ele apresenta conteúdos personalizados sobre marcas, produtos e serviços

A JCDecaux lança o Robô OOH, uma solução de inteligência artificial que transforma a interação entre marcas e consumidores. Além disso, a ferramenta identifica expressões faciais e adapta conteúdos em tempo real. Assim, o engajamento aumenta nos momentos decisivos da jornada de compra.

O Robô OOH reconhece a presença de pessoas e conversa em diferentes idiomas. Ele apresenta conteúdos personalizados sobre marcas, produtos e serviços. Portanto, torna cada contato mais eficiente e contextualizado.

Interação no varejo e no transporte

As ativações podem ocorrer em supermercados, estações de metrô e aeroportos. Nos supermercados, o Robô OOH destaca ofertas, indica produtos e sugere receitas. Além disso, ele orienta consumidores sobre a localização de gôndolas e otimiza a experiência no ponto de venda.

A estreia ocorreu em parceria com Qualy, marca líder em margarinas no Brasil. A ação aconteceu no Carrefour Pinheiros, em São Paulo. O robô, apelidado de “Qualyzinho”, impulsionou a campanha “Gosto de Qualy” e estimulou o diálogo com consumidores.

Segundo a JCDecaux, a inovação reforça o papel do OOH no momento de decisão de compra.

“Despertar o interesse das pessoas em produtos e serviços no momento decisivo de compra gera impacto direto nas vendas e no engajamento, porque conecta as marcas à audiência de uma forma mais interativa e personalizada. O Robô OOH representa um avanço nessa estratégia e traz vantagem competitiva no momento em que o consumidor está escolhendo o que comprar”, destaca Silvia Ramazzotti, Diretora de Marketing da JCDecaux Brasil.

“Queremos surpreender nosso público por meio de uma experiência que oferece conveniência e personalização ao explorar os diferenciais de Qualy, destacando como nossas margarinas são versáteis na cozinha e atendem às mais variadas necessidades, preferências e ocasiões de consumo, garantindo um toque especial em cada receita”, afirma Marina Secaf, Gerente Executiva de Marketing de Spreads da MBRF.

Retail media impulsiona o uso de IA no ponto de venda

A iniciativa está alinhada ao crescimento do retail media no país. A estratégia ganha força com dados que destacam a relevância do ponto de venda na decisão final de compra. A JCDecaux opera 90 lojas do Carrefour no Brasil. O inventário é totalmente digitalizado e conta com mais de 260 equipamentos e 460 faces publicitárias.

Esse ecossistema permite integrar alto impacto, contextualização e métricas em tempo real. Portanto, as marcas conseguem mensurar resultados com mais precisão. Uma pesquisa da Offerwise, realizada com 1.879 pessoas, mostrou que 70% dos consumidores notam os equipamentos da JCDecaux nas lojas. Além disso, 58% buscam os produtos anunciados dentro do ambiente.

Dados de venda do Carrefour revelam variações de market share de forma instantânea. As análises comparam lojas com e sem campanhas ativas de determinada marca. Assim, as ações ganham clareza e demonstram retorno imediato.

A ativação com Qualy está sendo realizada em cinco lojas na Grande São Paulo durante o mês de dezembro. Além de Pinheiros, ela estará presente nas unidades Pamplona, Imigrantes, Osasco e Maria Campos. Dessa forma, a campanha amplia visibilidade e reforça a presença da marca no momento crucial da compra.

A ação com o Robô OOH fortalece a integração entre tecnologia, dados e métricas no varejo. A JCDecaux amplia o alcance em supermercados, metrô e aeroportos. Assim, aproxima marcas e consumidores ao longo de toda a jornada.

Foto: Divulgação

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