Gerando Falcões leva cultura da quebrada e projetos sociais para o The Town 2025

Influenciadores do Favela Creators, mural artístico e grafiteiros são algumas das ativações no festival

Parceira oficial do The Town desde 2023, a ONG Gerando Falcões marca presença na edição deste ano do festival com projetos sociais voltadas à valorização da cultura periférica e ao impacto na comunidade. A organização convidou 11 influenciadores formados pelo Favela Creators – curso gratuito criado para capacitar criadores de conteúdo das favelas e periferias de São Paulo – para realizar a cobertura do evento no dia 13 de setembro em suas próprias redes sociais.

Além disso, os visitantes têm acesso aos resultados do projeto Favela 3D – Digna, Digital e Desenvolvida no Espaço Plural, onde também podem acompanhar intervenções artísticas de grafiteiros da periferia.

“Estamos levando a favela e a periferia para o The Town, mostrando a força dos jovens criadores de conteúdo e dos artistas da quebrada, além de apresentar os impactos sociais dos nossos projetos”, destaca Edu Lyra, CEO e fundador da ONG.

Dados do relatório Future of Creativity, da Adobe, apontam que 75% dos jovens brasileiros sonham em se tornar criadores de conteúdo.

“O Favela Creators não só capacita quem já atua nessa área, como também revela novos talentos que antes estavam invisíveis”, acrescenta Lyra.

O projeto é realizado em parceria com os influenciadores Vic Gaibar e Paulo Aguiar e integra as iniciativas de inclusão produtiva da Gerando Falcões.

Em 2024, a ONG qualificou mais de 18 mil pessoas e ajudou 12 mil delas a ingressarem no mercado de trabalho. Este ano, moradores da Favela Haiti, comunidade atendida pela organização, também receberam ingressos para o festival e participaram de um evento exclusivo de pré-lançamento.

Espaço Plural destaca resultados sociais

No palco São Paulo Square, o Espaço Plural apresenta um mural de 2,45 metros de altura por 2,70 de largura com os resultados do Favela 3D na Favela Haiti. A cenografia do espaço remete à arquitetura histórica de São Paulo e celebra ritmos como jazz e blues.

Os projetos sociais da ONG transformaram a realidade das 290 famílias que vivem na comunidade. A taxa de analfabetismo caiu de 65% para 5%, o desemprego reduziu de 67% para 3%, e o saneamento básico, antes inexistente, foi universalizado. Se antes apenas 10% das famílias viviam em condições dignas, hoje todas têm acesso a essa realidade.

Grafiteiros levam arte ao festival

Com curadoria da Gerando Falcões, três artistas de rua da periferia foram convidados para deixar sua marca no The Town. Dinas criou murais antes do início do festival; Bizonho produziu obras ao vivo durante batalhas de rima e apresentações de balé no primeiro fim de semana; e Jamaikah encerra a participação com uma performance artística no segundo fim de semana do evento.

Fotos: Divulgação

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso serviço você aceita tal monitoramento. Para mais informações leia nossa Política de Privacidade Política de Privacidade.