Corona faz pescadores virarem contadores de histórias e guias turísticos durante o defeso

O projeto "Pescadores de Histórias" vai contar com quiosque temático, barcos, guias, promotores e souvenirs inspirados nas histórias contadas pelos pescadores

A marca de cerveja Corona, em parceria com a agência Africa Creative, lançou o projeto “Pescadores de Histórias“, uma iniciativa inovadora que busca transformar o período do defeso em uma oportunidade para os pescadores locais e para o turismo na região de Ubatuba, no litoral paulista.

Durante o defeso, período em que a pesca é suspensa para preservar o ecossistema marinho, os pescadores enfrentam dificuldades financeiras devido à impossibilidade de exercerem sua principal atividade. O projeto “Pescadores de Histórias” surge como uma alternativa criativa e sustentável, que valoriza o conhecimento e a cultura local, ao mesmo tempo em que impulsiona a economia do turismo.

“‘Pescadores de Histórias’ traduz o jeito Corona de pensar. Buscamos uma alternativa para uma questão real, que é o defeso, sem abrir mão da imaginação, das pessoas e do olhar para o meio ambiente. A marca nasceu na praia e vive da conexão com a natureza. Acreditamos que boas histórias podem gerar impacto com leveza, movimentando o turismo e promovendo experiências para os consumidores”, afirma Gabriela Gallo, Diretora de MKT de Corona no Brasil.

“Nosso desafio era transformar um período de pausa obrigatória dos pescadores em uma oportunidade de conexão e valorização da cultura local, tendo um cuidado tanto com os peixes quanto com os pescadores. Então, em vez de ver a suspensão como um obstáculo, nós ressignificamos como uma experiência imersiva que aproxima as pessoas da essência da vida no mar. A campanha reforça o propósito de Corona de celebrar a vida ao ar livre e incentivar o turismo, criando uma conexão emocional duradoura com o público”, completa Nicholas Bergantin, co-CCO da Africa Creative.

Pescadores como protagonistas

Nos dias 12, 13, 19 e 20 de abril, na Praia de Picinguaba, em Ubatuba, os pescadores da região se tornarão guias turísticos, compartilhando com os visitantes suas histórias, lendas e saberes transmitidos de geração em geração. Os roteiros turísticos, elaborados em conjunto com os pescadores, combinarão paisagens naturais exuberantes com a rica cultura caiçara, e as reservas podem ser feitas na plataforma Sympla.

Experiências culturais e imersivas

O projeto “Pescadores de Histórias” oferecerá aos turistas experiências culturais únicas e imersivas, que incluem:

Passeios de barco

Os visitantes poderão explorar a beleza da costa de Ubatuba a bordo dos barcos dos pescadores, enquanto ouvem histórias e lendas locais.

Roteiros guiados

Os pescadores conduzirão os turistas por trilhas e praias, compartilhando seus conhecimentos sobre a fauna, flora e cultura da região.

Contação de histórias

Os pescadores apresentarão suas histórias e lendas, transmitindo a rica cultura caiçara de forma autêntica e envolvente.

Souvenirs exclusivos

Os visitantes poderão adquirir souvenirs inspirados nas histórias dos trabalhadores da pesca, como livros ilustrados e objetos artesanais.

Impacto social e ambiental

O projeto “Pescadores de Histórias” busca gerar um impacto positivo na comunidade local, ao:

Valorizar a cultura caiçara

O projeto reconhece e celebra a rica cultura dos pescadores, transmitindo seus conhecimentos e histórias para as futuras gerações.

Impulsionar o turismo sustentável

O projeto promove um turismo responsável e consciente, que valoriza a natureza e a cultura local.

Gerar renda para os pescadores

O projeto oferece aos trabalhadores da pesca uma nova fonte de renda durante o período do defeso, contribuindo para a sua sustentabilidade financeira.

Preservar o ecossistema marinho

O projeto conscientiza os turistas sobre a importância da preservação do meio ambiente marinho.

Campanha de divulgação

Para divulgar o projeto, a Corona lançará uma campanha que inclui:

Animação

Uma das histórias de Picinguaba será transformada em animação, com o objetivo de encantar e atrair o público.

Livro exclusivo

As histórias dos pescadores serão eternizadas em um livro exclusivo, produzido com materiais retirados das praias.

Mídias sociais

A campanha será veiculada nas redes sociais da marca, com o objetivo de alcançar um público amplo e diversificado.

Mídia offline

A campanha também será veiculada em voos da Azul e salas de cinema de todo o país.

Impacto social e ambiental positivo

O projeto “Pescadores de Histórias” é uma iniciativa inovadora e inspiradora, que demonstra o potencial do turismo sustentável para gerar impacto social e ambiental positivo.

Foto: Divulgação

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso serviço você aceita tal monitoramento. Para mais informações leia nossa Política de Privacidade Política de Privacidade.