Casa de Cultura Mario Quintana ganha Terraço Petrobras com jardim sensorial

O terraço é uma das novidades viabilizadas pela empresa, que entrou recentemente como nova patrocinadora da CCMQ, por meio de edital do Programa Petrobras Cultural

A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), em Porto Alegre, acaba de completar 35 anos e prepara um presente especial para o público: o Terraço Petrobras, novo espaço localizado no último andar da instituição, com inauguração prevista para novembro.

O local vai contar com um jardim sensorial, projetado para despertar os cinco sentidos — visão, olfato, tato, audição e paladar — por meio de uma combinação de cores, aromas, texturas, sons e sabores.

Com vista privilegiada para o Guaíba e o centro histórico da capital gaúcha, entre as icônicas cúpulas do edifício tombado, o Terraço Petrobras promete ser um refúgio de contemplação e bem-estar. O projeto arquitetônico é assinado por José Roberto Weber Salvi e Raimundo Giorgi, do escritório Salvi, Giorgi Arqdesign, e o paisagismo tem orientação da agrônoma Cláudia Litvin, especialista em práticas sustentáveis.

O jardim valoriza a biodiversidade do Rio Grande do Sul, reunindo espécies nativas dos biomas Pampa e Mata Atlântica, como erva-pompom, butiá, maranta, guaimbé e capim-dos-pampas. Elementos naturais como areia, saibro e seixos completam o ambiente, que busca proporcionar uma experiência sensorial e terapêutica aos visitantes.

A estrutura foi planejada para preservar o patrimônio histórico da CCMQ, utilizando uma construção leve e modular, sem perfurações no piso original.

“O Terraço Petrobras reforça a conexão entre humanidade e natureza que tem orientado a instituição, somando-se a iniciativas como as melhorias do Jardim Lutzenberger, a publicação recente do guia de plantas e os ciclos de programação voltados para a reflexão sobre crise climática, antropoceno e meio ambiente”, explica Adriana Sperandir, diretora da Casa de Cultura Mario Quintana.

Após a inauguração, o Terraço Petrobras será aberto ao público com entrada gratuita, integrando o roteiro das visitas mediadas da CCMQ. O espaço terá acessibilidade universal, com rampas que garantem o acesso de pessoas com mobilidade reduzida, e um novo banheiro acessível será entregue em 2026, após a conclusão do restauro do Teatro Bruno Kiefer.

O projeto é uma das primeiras ações do patrocínio da Petrobras, que recentemente passou a apoiar a CCMQ por meio do Programa Petrobras Cultural. A parceria prevê ainda o financiamento do Plano Bianual da Casa, com duração até julho de 2027 e investimento de R$ 3,2 milhões via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) — valor que cobre mais da metade do orçamento necessário para manter as atividades da instituição.

Além do novo terraço, os recursos vão permitir ampliar a programação cultural da CCMQ, com exposições, shows, peças teatrais, feiras, ações literárias, eventos multiculturais e projetos de formação artística. O patrocínio também vai garantur a contratação de mais de 40 profissionais em áreas como produção, comunicação, técnica e acessibilidade, fortalecendo o trabalho desenvolvido pela Secretaria da Cultura (Sedac).

Com o Terraço Petrobras, a Casa de Cultura Mario Quintana reafirma seu papel como um dos principais centros de cultura e convivência de Porto Alegre — agora, ainda mais conectada à natureza e à experiência sensorial.

Fotos: Divulgação

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso serviço você aceita tal monitoramento. Para mais informações leia nossa Política de Privacidade Política de Privacidade.