
BrandLovers entrega caixas de pizza incompletas e expõe desperdício bilionário no marketing de influência
Uma ação de marketing inusitada chamou a atenção dos principais anunciantes e agências do Brasil na última semana. A BrandLovers, plataforma que conecta creators e grandes marcas, enviou mais de 800 caixas de pizza incompletas, com apenas ⅓ das fatias, acompanhadas da mensagem “Pague 1, Leve ⅓“. A ação, longe de ser um erro de entrega, serviu como uma analogia para o estudo recente da empresa, que revela um desperdício anual de até R$ 1,57 bilhão em marketing de influência no país.
Onde foram parar as outras fatias do orçamento?
De acordo com Rapha Avellar, CEO da BrandLovers, a analogia das caixas de pizza incompletas foi escolhida para ilustrar de forma clara e direta o problema.
“Através de uma análise de dados, descobrimos que ⅔ do orçamento destinado a mídia de creators pode estar sendo desperdiçado. É como se você comprasse uma pizza e, na hora da entrega, chegassem apenas ⅓ da pizza que você comprou, com a diferença de que, no caso do dinheiro perdido nas campanhas, estamos falando de uma frustração bem maior”, revela.
O estudo da BrandLovers aponta três principais causas para esse desperdício:
Escolha inadequada do perfil de creators
Muitas marcas ainda priorizam o número de seguidores em vez do impacto real, ignorando o potencial dos micro e nano creators, que podem oferecer um custo por visualização mais eficiente.
Falta de precificação individual e multifatorial
A precificação baseada apenas no número de seguidores ignora métricas importantes como engajamento e impacto da audiência, levando a pagamentos excessivos por creators de baixa performance e inflacionando os custos com intermediários.
Segmentação errada
A escolha de creators baseada apenas na associação de imagem, sem considerar o alinhamento com o público-alvo da campanha, pode resultar em ações ineficazes e desperdício de até 72% do orçamento.
Como recuperar as fatias desperdiçadas?
A BrandLovers defende um novo modelo de compra de mídia de creators, baseado em dados, algoritmos preditivos e planejamento estratégico. Além do envio das pizzas, a empresa disponibilizou um relatório completo com os dados do estudo, oferecendo insights para que marcas e anunciantes otimizem seus investimentos e melhorem o ROI de suas campanhas.
“Nosso objetivo com essa ação das caixas de pizza incompletas foi transformar um problema invisível em algo tangível e impossível de ignorar. Queremos que os anunciantes percebam que existe uma forma mais eficiente e estratégica de investir na mídia de influência, garantindo que eles recebam o retorno esperado pelo que pagaram”, concluiu Avellar.
Para baixar o relatório completo, os interessados podem acessar este link.
Foto: Divulgacão