Web Summit Lisboa 2025 tem recorde de participantes e foco em IA
🔎 Foco da notícia 🔎
- Web Summit Lisboa 2025 reúne mais de 71 mil participantes de 157 países.
- O evento conta com mais de 2.700 startups, 40% delas fundadas por mulheres, e apresenta novidades como o China Summit e o Future of Media Summit.
- Com mais de 300 startups, lideradas por ApexBrasil e Atlantic Hub, o Brasil busca atrair investimentos e consolidar sua posição como um dos ecossistemas tecnológicos mais competitivos.

O Web Summit Lisboa 2025 começou oficialmente em 10 de novembro e já apresentou números impressionantes.
Em sua décima edição, o maior evento de tecnologia e inovação da Europa reúne 71.386 participantes de 157 países, consolidando-se como um dos principais pontos de encontro do ecossistema global de startups e investidores.
Com o tema central voltado à Inteligência Artificial (IA), a conferência bateu um recorde histórico de investidores: 1.857 confirmados, um crescimento de 74% em relação ao ano passado. O evento acontece até 13 de novembro, reunindo 2.725 startups de 108 países no pavilhão de exposições.
Entre os setores com maior destaque, IA e machine learning lideram a lista, representando quase 20% das startups presentes. Também se destacam as áreas de SaaS, tecnologia em saúde e bem-estar, fintechs e sustentabilidade. Um dado que reforça a diversidade do evento é que 40% das startups foram fundadas por mulheres, resultado dos esforços da organização para promover maior inclusão no setor tecnológico.
Durante a cerimônia de abertura, Paddy Cosgrave, fundador e CEO da Web Summit destacou a velocidade das transformações no setor.
“Há dez anos já parecia que o mundo estava mudando rapidamente, mas nada se compara à velocidade atual”, afirmou.
Ele lembrou que há uma década, a startup Revolut, então composta por apenas três pessoas, estreava no evento — e hoje é a empresa privada de tecnologia mais valiosa da Europa.
“Não tenho dúvidas de que há outras Revoluts aqui este ano — talvez várias”, completou.
A edição de 2025 também apresenta novidades na programação, como o China Summit, voltado a debater o papel da inovação e da cooperação internacional em áreas como mídia, IA e tecnologias emergentes.
Outra estreia é o Future of Media Summit, um encontro exclusivo para jornalistas e editores de diversos países, com foco na transformação digital do setor de comunicação.
Números que impressionam
- Quase 200 startups conseguiram investimento após participarem do evento;
- 869 palestrantes sobem aos palcos ao longo da semana;
- 1.519 profissionais de mídia — entre editores, CEOs, redatores e repórteres — participam das discussões;
- 268 delegações governamentais de 82 países estão presentes;
- Mais de 400 reuniões oficiais ocorrem durante o evento.
Brasil em destaque
Com uma delegação de mais de 300 startups, o Brasil tem presença estratégica na edição deste ano. O país aposta no evento para fortalecer conexões, atrair investimentos e reforçar sua posição como um polo tecnológico competitivo em nível global.
A participação brasileira é resultado de uma articulação entre instituições públicas e privadas, lideradas pela ApexBrasil, que coordena 250 startups, e pela Atlantic Hub, presente no evento desde sua primeira edição.
“O Brasil chega a Lisboa para mostrar que pode competir de igual para igual com os grandes centros tecnológicos do mundo”, afirmou Eduardo Migliorelli, da Atlantic Hub e responsável pela Missão Brasil Web Summit 2025.
O clima no evento é de expectativa e otimismo — tanto para as gigantes do setor quanto para os novos empreendedores que buscam, em Lisboa, dar o próximo passo rumo ao futuro da tecnologia.
O Web Summit Lisboa 2025 acontece na capital portuguesa de 10 a 13 de novembro.
Fotos: Divulgação