Itaú e Cubo Itaú realizam segunda edição da São Paulo Climate Week

Ao longo de cinco dias, a programação reunirá especialistas internacionais, academia, lideranças de startups, grandes corporações, fundos de investimento e representantes do setor público em uma série de painéis, debates e encontros estratégicos

Entre os dias 4 e 8 de agosto, o Itaú Unibanco e o Cubo Itaú realizam, pelo segundo ano consecutivo, a São Paulo Climate Week, considerado um dos principais eventos da América Latina dedicados à inovação climática e à transição para uma economia de baixo carbono.

Inspirado na tradicional Climate Week de Nova York, o encontro posiciona a capital paulista como centro regional para debates sobre negócios sustentáveis, novas tecnologias e soluções para desafios ambientais urgentes.

A programação da São Paulo Climate Week, que ocorre no Cubo Itaú, no bairro da Vila Olímpia, reunirá especialistas internacionais, representantes do setor público, grandes empresas, startups, fundos de investimento e academia. Serão cinco dias de painéis, debates e encontros estratégicos sobre temas como descarbonização de cadeias produtivas, inovação em energia, bioeconomia, construção sustentável, finanças verdes e impactos sociais das mudanças climáticas.

Entre os participantes confirmados estão nomes de destaque da COP30, como Ana Toni (CEO), André Corrêa do Lago (presidente) e Marina Grossi (presidente do CEBDS e enviada especial). Também participam o cientista Paulo Artaxo (USP), a ex-ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira e executivos de empresas como Iochpe Maxion e Bemol, além de empreendedores e pesquisadores ligados à agenda socioambiental.

O evento é organizado no contexto do Cubo ESG, hub de negócios sustentáveis criado em 2022 pelo Itaú Unibanco. O espaço reúne cerca de 40 startups e diversas corporações parceiras, que atuam em áreas como inteligência artificial, robótica, blockchain, energias limpas, mobilidade e agritechs.

“O objetivo da São Paulo Climate Week é “posicionar a inovação climática brasileira e latino-americana como referência global, promovendo conexões que gerem negócios e contribuam para um modelo de desenvolvimento mais sustentável e inclusivo”., afirma Paulo Costa, CEO do Cubo Itaú.

“O enfrentamento às mudanças climáticas exige ações coordenadas, e a inovação e a tecnologia são pilares essenciais nessa jornada. Por isso, temos trabalhado de forma consistente para apoiar iniciativas que desenvolvam soluções sustentáveis, conectando os diferentes setores da sociedade. Com a SP Climate Week, buscamos ampliar ainda mais essas conexões, reforçando o nosso compromisso com a transição para uma economia de baixo carbono, inclusiva e resiliente”, destaca Luciana Nicola, diretora de Relações Institucionais de Sustentabilidade do Itaú Unibanco.

A programação é dividida por eixos temáticos diários:

  • 4/8 – Inovação e Energia: Tecnologias emergentes e inteligência artificial aplicadas à mitigação climática.
  • 5/8 – Construção Sustentável: Soluções para eficiência energética e sustentabilidade na construção civil.
  • 6/8 – Bioeconomia e Sociedade: O papel da bioeconomia e os impactos sociais das mudanças climáticas.
  • 7/8 – COP ao Cubo: Reflexões e preparativos para a COP30, que será realizada no Brasil em 2025.
  • 8/8 – Agro e Carbono: Estratégias de descarbonização e mercados de carbono voltados ao setor agroindustrial.

As atividades acontecem das 9h às 18h, e as inscrições gratuitas e a programação completa dos dias está disponível no site.

Fotos: Divulgação

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso serviço você aceita tal monitoramento. Para mais informações leia nossa Política de Privacidade Política de Privacidade.