O Boticário transforma material reciclável em meio de pagamento na BotiRecicla Store

Na ação, uma balança high-tech exclusiva reconhece o peso das embalagens depositadas, libera créditos instantaneamente e calcula a economia de CO2 gerada em cada participação

Em uma iniciativa pioneira que combina inovação, propósito e engajamento ambiental, O Boticário acaba de lançar a BotiRecicla Store, a primeira loja no mundo onde embalagens vazias de cosméticos são convertidas em moeda de troca por produtos exclusivos. Totalmente concebida sob o prisma da sustentabilidade, a loja reflete esse compromisso em cada detalhe, desde sua arquitetura e a seleção de materiais até os itens disponíveis para troca.

A experiência imersiva proposta pela BotiRecicla Store convida o público a reconsiderar o valor da reciclagem, demonstrando de forma prática como ações conscientes podem gerar um impacto positivo significativo.

A campanha, que marca a estreia da LePub São Paulo na comunicação da marca, teve seu pontapé inicial no dia 17 de maio, Dia Mundial da Reciclagem, com uma ação de marketing intrigante: a flagship da marca foi literalmente envelopada e “fechada”, despertando a curiosidade dos consumidores com a mensagem enigmática: “Não estamos fechando. Estamos reciclando. Aguardem.

No dia 19 de maio foi lançado o primeiro filme da ação nas redes sociais de O Boticário, revelando um dos produtos icônicos que estará disponível na loja: uma prancha profissional do renomado surfista Gabriel Medina. O vídeo apresenta uma impactante pirâmide cenográfica construída inteiramente com embalagens vazias de cosméticos, onde cada frasco empilhado ilustra o valor dos materiais recicláveis. Ao final, a quantidade de embalagens necessárias para “adquirir” a prancha de Medina é revelada, juntamente com um convite para visitar a inovadora loja.

Ao longo desta semana, a marca promete divulgar mais filmes e produtos que farão parte desta experiência única.

Com a assinatura do renomado arquiteto e designer Guto Requena, a BotiRecicla Store foi idealizada para ser completamente sustentável, garantindo que todo o material utilizado em sua execução seja posteriormente reaproveitado em outras iniciativas voltadas à sustentabilidade.

“O Boti Recicla Store é um convite para que os consumidores se tornem parte ativa de um movimento de transformação. Ao trocar embalagens pós-consumo vazias de cosméticos por produtos icônicos, reforçamos nosso compromisso com uma beleza que se importa com o futuro, incentivando o descarte consciente e evidenciando que pequenas atitudes podem gerar grandes impactos. A sustentabilidade sempre foi um pilar fundamental para O Boticário, e continuamos investindo em iniciativas que combinam inovação, engajamento e responsabilidade ambiental”, declara Carolina Carrasco, Diretora de Branding e Comunicação do Grupo Boticário.

“Criar a primeira loja do mundo onde embalagens pós-consumo vazias de cosméticos se transformam em forma de pagamento é uma maneira inovadora e simbólica de demonstrar o valor da reciclagem de resíduos, tornando o tema atraente e trazendo a sustentabilidade de forma tangível, desejável e criativa.”, completa Felipe Cury, copresidente e CCO da LePub São Paulo.

Como participar

A BotiRecicla Store estará aberta ao público exclusivamente nos dias 23, 24 e 25 de maio, na loja conceito de O Boticário localizada na Rua dos Pinheiros, 315, em Pinheiros, São Paulo. O espaço foi completamente transformado para oferecer uma experiência imersiva e sustentável, reforçando o compromisso da marca com a inovação e o cuidado com o planeta.

Dentro da loja, uma balança de alta tecnologia, desenvolvida exclusivamente para a BotiRecicla Store, terá a capacidade de reconhecer o peso das embalagens depositadas, liberando automaticamente créditos para serem utilizados na troca por produtos. Além disso, a balança calculará a quantidade de CO2​ economizada para o planeta a cada participação.

Os consumidores poderão trocar embalagens vazias de qualquer marca de cosméticos por itens exclusivos, incluindo a prancha de surf do medalhista olímpico Gabriel Medina e um fone de ouvido do DJ e produtor musical Alok. O “valor” de cada produto icônico varia, com um ponto de partida de 700 gramas de embalagens vazias.

Além disso, outros produtos de O Boticário e experiências únicas estarão disponíveis para “aquisição” através da troca, como cortes de cabelo realizados por especialistas da marca TRUSS, cujos fios serão destinados ao projeto Fiotrar, uma iniciativa apoiada pela Fundação Grupo Boticário que produz mantas de alta capacidade para absorção de óleo derramado no oceano, contribuindo para a conservação do ambiente marinho.

Durante o período da ação, a flagship de Pinheiros estará integralmente dedicada à experiência BotiRecicla Store, sem a comercialização dos demais produtos regulares da marca. Esta iniciativa inovadora de O Boticário promete engajar os consumidores de uma forma inédita com a sustentabilidade, transformando o descarte em uma oportunidade valiosa.

Fotos: Divulgação

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