
O.U.i Paris transforma perfumes em experiências sonoras digitais
A marca de alta perfumaria francesa O.U.i Paris acaba de lançar um projeto inédito e sensorial que promete revolucionar a forma como os consumidores descobrem fragrâncias no ambiente digital. Intitulado ‘Les Sons d’O.U.i’, a iniciativa inovadora transforma os perfumes best-sellers da marca em experiências sonoras, tornando a exploração online mais intuitiva e envolvente.

A partir de agora, no site e em outros canais digitais da O.U.i Paris, os consumidores podem explorar as versões Eau de Parfum Madeleine 862, Scapin 245, L’Amour-Esse 142 e Iconique 001 através da percepção musical. O projeto proporciona uma nova maneira de conexão com cada criação olfativa, utilizando o som como um elo sensorial para facilitar a escolha.
“Dados da Octadesk & Opinion Box mostram que 61% dos brasileiros compram mais pela internet do que em lojas físicas. No entanto, o mercado de perfumaria ainda enfrenta o desafio da experimentação, que é o de sentir um aroma através da tela. Isso faz com que muitos consumidores hesitem em explorar novidades no momento da compra. Claro que quando falamos de fragrâncias, estamos falando de cheiro, mas existem outros signos que podem ajudar na escolha ideal. Com Les Sons d’O.U.i, queremos apresentar este formato interativo e sensorial, representado em sons”., destaca Ariela Marostica, diretora de O.U.i Paris.
O projeto ‘Les Sons d’O.U.i’ é fruto de uma parceria com a AlmapBBDO e se baseia em estudos científicos de percepção modal que correlacionam notas olfativas a instrumentos musicais. Para garantir a precisão dessa tradução sensorial em experiências sonoras, a iniciativa contou com a expertise do renomado professor PHD Charles Spence, referência em neurociência sensorial. Spence analisou as fragrâncias da O.U.i e identificou seus equivalentes sonoros.
“O mercado de fragrâncias está migrando para o digital, e isso dificulta a demonstração de perfumes. Por isso, o som pode ser um elo sensorial, uma forma de ‘sentir’ o perfume por meio da audição, ativando o interesse dos consumidores por meio das conexões entre sentidos. Meu papel nesse projeto foi ser a ponte entre a perfumaria e o design sonoro, analisando as notas olfativas, emoções e associações semânticas de cada fragrância, conectadas a batida de tempo, timbre e intensidade sonora. Depois, essas informações foram usadas pelo compositor para criar trilhas que permitissem ao público imaginar o cheiro, mesmo sem tê-lo sentido”, explica o professor Spence.
Com as análises de Spence como base, a produtora Punch Audio e o maestro Tony Berchmans desenvolveram composições exclusivas que traduzem a identidade única de cada um dos perfumes da O.U.i Paris.
Para apresentar essa inovação ao público, a marca lançou um filme convidando os consumidores a vivenciarem a experiência completa através do site: https://ouiparis.com/sonsdeoui.
Com ‘Les Sons d’O.U.i’, a O.U.i Paris reafirma seu compromisso com a inovação e a excelência da alta perfumaria francesa, buscando constantemente novas formas de conexão entre os consumidores e suas fragrâncias.
“Acreditamos que a perfumaria vai muito além do olfato – ela desperta emoções, ativa memórias e envolve os sentidos. Com Les Sons d’O.U.i, queremos transformar a escolha de uma fragrância em um momento inovador e envolvente”, complementa Ariela Marostica.
Foto: Divulgação