Sherpa42 e Mapa dos Festivais revelam tendências do mercado de festivais brasileiro

Estudo revelou que aproximadamente 886 marcas patrocinaram festivais em 2024, sendo que Rock in Rio, Lollapalooza, Villa Mix, Festival de Verão de SSA e Tomorrowland são os mais frequentados

A Sherpa42, agência de experiential marketing presente nos principais eventos do país, em parceria com o Mapa dos Festivais, divulgou uma pesquisa revelando as tendências do mercado de festivais no Brasil em 2024.

O estudo, desenvolvido pelo Mapa dos Festivais e Walk the Talk, com patrocínio do Promoview, aponta um crescimento de mais de 20% no número de festivais em relação a 2023, totalizando 364 eventos. Além disso, destaca a descentralização dos festivais, com um aumento significativo de eventos fora das grandes capitais e o fortalecimento de festivais de pequeno porte e de nicho.

A pesquisa sobre a tendências do mercado de festivais também analisa o perfil do público, revelando sua diversidade em termos de idade, classe social, gênero e etnia. A infraestrutura do evento é o fator mais decisivo para a escolha do público, superando a presença do artista preferido e o preço do ingresso. O preço médio dos ingressos em 2024 foi de R$ 375,40.

Os festivais multigênero representaram a maior parte dos eventos (49,9%), seguidos pelos festivais de rock (13,3%) e eletrônica (9,4%). Em 2024, 2.983 artistas se apresentaram em festivais no Brasil, com uma média de 8,2 artistas por line-up. Os artistas mais frequentes foram Péricles, Nando Reis, Ferrugem, Menos é Mais, Pitty, Sorriso Maroto, Matuê, Dilsinho, Belo e Veigh. A maioria dos festivais (84,5%) teve como atração principal artistas nacionais.

A pesquisa sobre as tendências do mercado de festivais também destaca a ascensão de formatos inovadores, como festivais em tours e cruzeiros, além de eventos regionais que valorizam a cultura local. A Sherpa42, que foi a agência de experiential marketing responsável pelas ativações da Red Bull e Smirnoff no Lollapalooza Brasil 2025, considera a pesquisa valiosa para aprimorar suas estratégias e atender às demandas do público.

“Para nós da Sherpa42, é super importante esse tipo de iniciativa porque corrobora com discussões super interessantes com nossos clientes e informações relevantes de como podemos trabalhar com esses dados para aplicar no nosso dia a dia”, declara João Ribeiro, CEO da Sherpa 42.

Confira aqui o resumo da pesquisa.

Foto: Divulgação

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso serviço você aceita tal monitoramento. Para mais informações leia nossa Política de Privacidade Política de Privacidade.