
Sherpa42 e Mapa dos Festivais revelam tendências do mercado de festivais brasileiro
A Sherpa42, agência de experiential marketing presente nos principais eventos do país, em parceria com o Mapa dos Festivais, divulgou uma pesquisa revelando as tendências do mercado de festivais no Brasil em 2024.
O estudo, desenvolvido pelo Mapa dos Festivais e Walk the Talk, com patrocínio do Promoview, aponta um crescimento de mais de 20% no número de festivais em relação a 2023, totalizando 364 eventos. Além disso, destaca a descentralização dos festivais, com um aumento significativo de eventos fora das grandes capitais e o fortalecimento de festivais de pequeno porte e de nicho.
A pesquisa sobre a tendências do mercado de festivais também analisa o perfil do público, revelando sua diversidade em termos de idade, classe social, gênero e etnia. A infraestrutura do evento é o fator mais decisivo para a escolha do público, superando a presença do artista preferido e o preço do ingresso. O preço médio dos ingressos em 2024 foi de R$ 375,40.
Os festivais multigênero representaram a maior parte dos eventos (49,9%), seguidos pelos festivais de rock (13,3%) e eletrônica (9,4%). Em 2024, 2.983 artistas se apresentaram em festivais no Brasil, com uma média de 8,2 artistas por line-up. Os artistas mais frequentes foram Péricles, Nando Reis, Ferrugem, Menos é Mais, Pitty, Sorriso Maroto, Matuê, Dilsinho, Belo e Veigh. A maioria dos festivais (84,5%) teve como atração principal artistas nacionais.
A pesquisa sobre as tendências do mercado de festivais também destaca a ascensão de formatos inovadores, como festivais em tours e cruzeiros, além de eventos regionais que valorizam a cultura local. A Sherpa42, que foi a agência de experiential marketing responsável pelas ativações da Red Bull e Smirnoff no Lollapalooza Brasil 2025, considera a pesquisa valiosa para aprimorar suas estratégias e atender às demandas do público.
“Para nós da Sherpa42, é super importante esse tipo de iniciativa porque corrobora com discussões super interessantes com nossos clientes e informações relevantes de como podemos trabalhar com esses dados para aplicar no nosso dia a dia”, declara João Ribeiro, CEO da Sherpa 42.
Confira aqui o resumo da pesquisa.
Foto: Divulgação