TIM Vibe transforma música em vibração tátil para pessoas surdas

A solução tecnológica pode ser acessada gratuitamente pelo app MEU TIM por qualquer pessoa, inclusive clientes de outras operadoras

A TIM apresentou uma inovação inclusiva que promete transformar a experiência musical de pessoas com deficiência auditiva. O TIM Vibe, novo recurso disponível gratuitamente no app MEU TIM, transforma sons em vibrações táteis em tempo real, permitindo que o público surdo sinta as batidas e melodias diretamente no celular. A função pode ser utilizada por qualquer pessoa, inclusive clientes de outras operadoras.

A tecnologia foi desenvolvida pela BETC HAVAS, em parceria com a operadora e o Instituto Som Dá Vida, e já foi testada por pessoas surdas, como integrantes da Federação Brasiliense Desportiva dos Surdos, a diretora audiovisual Benedita Casé e o influenciador Gabriel Isaac.

A estreia aconteceu durante o festival Na Praia, em Brasília, evento patrocinado pela TIM e que segue na capital federal até setembro, com público de 350 mil pessoas em 2024.

Segundo Camila Ribeiro, diretora de Comunicação e Marca da TIM, o projeto reforça o propósito da companhia de usar tecnologia para promover inclusão e liberdade:

“A música nos conecta com diferentes sensações e queremos que todas as pessoas tenham essa experiência, sem exceções. O TIM Vibe mostra como a tecnologia pode emocionar e abrir novos caminhos quando nasce com propósito”, afirma.

O funcionamento é simples: basta ativar o microfone do celular para que o app capte a música ambiente — em um show, festa ou até em casa — e a traduza em vibrações sincronizadas. Embora o aplicativo seja voltado para clientes TIM, o recurso está na área “não logada”, podendo ser acessado por qualquer usuário.

A novidade é acompanhada por uma campanha digital que traz depoimentos de pessoas surdas relatando o impacto da música em suas vidas e exibindo imagens reais dos testes da tecnologia em festivais. O vídeo destaca o contraste entre o silêncio e as vibrações sentidas na palma da mão, transmitindo a emoção dos participantes ao vivenciar a música de uma forma inédita.

Para Flavia Braga, vice-presidente de Negócios da BETC HAVAS, o projeto demonstra o potencial transformador da criatividade.

“O TIM Vibe prova que boas ideias têm o poder de incluir, emocionar e transformar vidas. É criatividade aplicada a uma causa social.”, conclui.

Foto: Divulgação

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso serviço você aceita tal monitoramento. Para mais informações leia nossa Política de Privacidade Política de Privacidade.