O termo “Below The Line” (BTL) é utilizado para referir-se a campanhas não massivas, ou seja, aquelas que não se desenvolvem por meio da mídia de massa. A estratégia BTL aproveita canais de marketing diretos, permitindo que o público tenha interações diretas com a marca. A Smash optou por essa abordagem, focando em oferecer serviços especializados no mercado de eventos e se tornando uma referência nesse segmento.
A decisão da Smash
Luciana Cobra, Sócia Diretora Criativa da Smash, compartilhou detalhes exclusivos sobre como a agência decidiu escolher essa abordagem em vez de abranger uma ampla gama de serviços.
“A Smash sempre focou no cliente e em suas necessidades abrangentes. Inicialmente, ser uma agência 360 parecia a melhor estratégia, mas ao longo do tempo, analisamos nossas entregas e percebemos que éramos especialistas em convenções. Decidimos liberar nossos clientes para explorar outras agências especializadas em áreas como stands e ativações de marca, enquanto mostramos ao mercado o que é trabalhar com um especialista em convenções de excelência”, reflete Luciana.
Os desafios são necessários
Focar em uma área específica pode ser desafiador, mas a Smash decidiu se destacar como especialista em convenções. Embora tenham enfrentado desafios no início, a abordagem especializada permitiu que a agência entregasse serviços de alta qualidade de maneira mais eficiente.
“Foi difícil no início, perdemos alguns negócios a curto prazo, mas ganhamos muito depois. Quem mais sente isso são nossos clientes, pois temos uma estrutura enxuta e especializada, o que não onera nossos custos internos. Somos especialistas em tirar as convenções do lugar comum, sempre com um corpo artístico impecável”, destaca Luciana.
A importância da especialização
A especialização da Smash resultou em prêmios e uma relação mais alinhada com os clientes. Luciana compartilha um exemplo com a Chilli Beans, onde a agência optou por atendê-los exclusivamente em convenções, elevando suas entregas a um novo patamar.
No contexto de um mercado de eventos cada vez mais globalizado e competitivo, Luciana acredita que a especialização é essencial para se destacar. A mensagem que ela deixa para outras agências é incentivar a autoanálise e reflexão sobre as verdadeiras habilidades e pontos fortes.
O exemplo da Smash
“Quem fará melhor a convenção do ponto de vista criativo e financeiro, uma empresa que faz 150 por ano, ou aquela que faz 3, mais 100 ativações de marca e 30 estandes, por exemplo. A especialização é uma vertente sem volta e ela já está acontecendo, não fique para trás”, conclui Luciana.
A trajetória da Smash mostra então como a estratégia BTL, quando bem aproveitada, pode levar uma agência ao topo ao entregar o melhor em um nicho específico, em vez de ser mediana em vários.