
São Paulo Innovation Week chega à capital paulista em 2026
A capital paulista será palco, em maio de 2026, de um dos maiores encontros de tecnologia e inovação do planeta. O São Paulo Innovation Week chega com a promessa de movimentar a cidade por sete dias, reunindo alguns dos principais nomes da área no Brasil e no exterior, além de oferecer múltiplas oportunidades de negócios e troca de conhecimento.

O anúncio oficial foi feito no último dia do Rio Innovation Week 2025, em 15 de agosto, e o próximo passo será um roadshow para atrair patrocinadores e parceiros. A realização será fruto da união entre a equipe organizadora do evento carioca e o Estadão, que traz sua experiência e relacionamento com o mercado paulistano.
A programação prevê 24 conferências, palestras com especialistas de renome internacional, além de trilhas temáticas ligadas a setores estratégicos da economia paulista, como finanças, agronegócio, indústria e empreendedorismo. A expectativa é receber cerca de 30 mil visitantes por dia.
Os dois palcos centrais serão montados no Mercado Livre Arena Pacaembu e na FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado), espaços icônicos e de fácil acesso. Também estão planejados eventos paralelos em centros culturais de bairros periféricos, com foco na inclusão e no acesso gratuito a conteúdos de inovação.
“A expansão para São Paulo é um caminho natural depois de cinco edições muito bem sucedidas no Rio de Janeiro. O São Paulo Innovation Week vai permitir aprofundar temas como Finanças, Agronegócio, Indústria e Empreendedorismo, que fazem parte do DNA da cidade e do estado. Haverá trilhas específicas e conteúdos voltados especialmente para o público de São Paulo”, revela Jerônimo Vargas, cofundador e diretor-reral do evento.
A edição paulista contará com 1.500 palestrantes, 1.000 startups, 150 expositores e ocupará uma área de 50 mil m². O formato seguirá o modelo carioca, com integração à cidade e programação cultural, incluindo apresentações musicais para encerrar as atividades diárias.
“A iniciativa pelo São Paulo Innovation Week marca uma entrada mais firme do Estadão no segmento de eventos. Em especial, de eventos que geram conhecimento e informação, valores associados ao nosso propósito. O público que participa de um evento como este tem acesso em primeira mão a ideias e tendências que impactam o mercado e a sociedade”, destaca Erick Brêtas, CEO do Estadão.
“Receber o SP Innovation Week, em parceria com o Estadão, será um grande prazer. A inovação sempre esteve no centro da nossa estratégia de ressignificar um equipamento urbano de tamanha relevância histórica, esportiva e cultural. A Mercado Livre Arena Pacaembu tem como diretriz fundamental olhar para o futuro respeitando o legado do passado.”, detalha Eduardo Barella, CEO da Mercado Livre Arena Pacaembu.
“A FAAP se atualiza e inova constantemente há 78 anos, portanto, participar do São Paulo Innovation Week só reforça a missão da FAAP de acompanhar, formar e conectar a comunidade acadêmica às principais tendências globais de inovação. É uma oportunidade de integrar arte, cultura e tecnologia em diálogo com as soluções do futuro. Nossa presença significa promover ainda mais uma ponte entre a academia, o setor criativo e o mercado de inovação”, afirmou Luis Sobral, CEO da FAAP.
Além da programação principal, o São Paulo Innovation Week terá side events com jovens empreendedores e líderes da transformação digital e cultural, especialmente em regiões periféricas.
O evento no Rio de Janeiro continuará acontecendo, reforçando o Brasil como destino estratégico para encontros internacionais de tecnologia e inovação.
“O Rio continuará sendo a nossa casa, pois é onde a nossa história começou. Ter o evento nas duas maiores metrópoles do país vai potencializar oportunidades de negócios e conexões entre os participantes de ambas as cidades”, concluiu Fábio Queiróz, cofundador do RIW.
Fotos: Divulgação