Santa Catarina ganha complexo multiuso

Santa Catarina abriu as portas do Expocentro Balneário Camboriú que foi planejado para receber eventos de todos os portes.
Santa Catarina ganha complexo multiuso

Santa Catarina abriu as portas do Expocentro Balneário Camboriú que foi planejado para receber eventos de todos os portes e é considerado o maior do Sul do Brasil.

Considerado o maior e mais moderno complexo multiuso do Sul do País, o Expocentro Balneário Camboriú foi planejado para receber eventos de todos os portes como: shows, convenções, feiras, exposições, congressos, seminários, entre outros.

“A arquitetura é arrojada, futurista e vai revolucionar o mercado de eventos de Santa Catarina e do País.”, afirma o CEO do consórcio BC Eventos, Djalma Berger, que venceu a licitação para administrar o centro de eventos.

São 33.534,71 mil metros quadrados de área construída em uma área total de 67.977,53 mil metros quadrados. A nave principal é composta por módulos internos, sendo dois laterais e um central, que permitem uma organização da planta e a separação dos dois pavilhões, que comportam entradas individuais.

Em um dos módulos laterais ficam os espaços administrativos, camarins e apoio. O módulo central, tem duas torres espelhadas, que comportam 24 salas modulares, que podem ser usadas individualmente ou em conjunto, com capacidade de até 1,4 mil pessoas.

Nesse módulo central tem ainda espaço para lojas, praça de alimentação, que terá cerca de dez operações e será aberta ao público diariamente, e ainda a única entrada para o zoológico.

O espaço conta com dois grandes pavilhões, o primeiro com 8,3 mil metros quadrados e o segundo com 4,5 mil metros quadrados, que podem ser usados simultaneamente.

O projeto tem um sistema estrutural metálico treliçado e apoiado sobre pilares de concreto em formato cruz, que vencem o vão de 96,25 metros.

O estacionamento possui 875 vagas. “É um equipamento totalmente modulado, que pode abrigar uma reunião para dez pessoas ou um evento para dez mil pessoas. É muito grande a expectativa de todos. Com certeza teremos um incremento na geração de empregos indiretos, na movimentação de hotéis, restaurantes e equipamentos de turismo da cidade e região.”, ressalta Berger.

Sustentabilidade

Todo o projeto do espaço foi desenvolvido com premissas de sustentabilidade, com o máximo de aproveitamento da luz natural. Os cerca de 220 metros de fachada leste e oeste são com panos de vidro e brises fixos de controle solar, propiciando a entrada de iluminação natural aos ambientes internos.

O sistema de climatização interno foi projetado para aproveitar ao máximo o uso de ar natural, com captação pelos totens posicionados nas fachadas Leste e Oeste, redirecionado para túneis subterrâneos de resfriamento e distribuído aos ambientes internos pelas placas de piso elevado para insuflamento do ar.

Também foram usados equipamentos que reduzem o consumo de energia, captação de águas da chuva e uso de dispositivos que reduzem o consumo de água.

Acessibilidade

O Expocentro foi projetado para ser acessível em todas as suas áreas, com rampas, elevadores e banheiros adaptados.

Agenda

O Expocentro já está com uma agenda de eventos confirmados até 2028. O primeiro é o CAP-2022, evento religioso que receberá cerca de 4 mil fiéis e em seguida a Fenin Fashion, maior feira da indústria da moda nacional, que migrou de São Paulo para Balneário Camboriú.

O primeiro show nacional, será da dupla Chitãozinho e Xororó, que já está com a venda dos ingressos abertas.

 

Fotos: Reprodução.

 

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso serviço você aceita tal monitoramento. Para mais informações leia nossa Política de Privacidade Política de Privacidade.