Salão do Automóvel de São Paulo volta em 2025 após hiato de 7 anos
Após sete anos de espera, os amantes de carros poderão voltar a vivenciar a emoção do Salão do Automóvel de São Paulo. A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) anunciou oficialmente o retorno do principal evento automotivo da América do Sul para os dias 22 de novembro a 1º de dezembro de 2025.
A confirmação ocorreu durante uma reunião com o presidente Lula e diversos ministros, além de CEOs de marcas associadas e representantes sindicais. Márcio Lima Leite, presidente da Anfavea, destacou a importância do evento como vitrine para a indústria nacional e ferramenta de estímulo à economia.
“Desde o fim da pandemia, a ANFAVEA vinha trabalhando intensamente para reativar o tradicional Salão do Automóvel. Agradeço aos presidentes das nossas associadas, que se dedicaram para tornar essa retomada possível, além do apoio do Presidente Lula”, declarou o presidente da ANFAVEA.
Anhembi será novamente palco do evento
O tradicional Distrito Anhembi, em São Paulo, foi mais uma vez o palco escolhido para receber o Salão do Automóvel. A expectativa é que o evento reúna as principais marcas do mercado, apresentando as últimas novidades em tecnologia, design e sustentabilidade, além de experiências e ativações únicas.
Inspiração em grandes eventos internacionais
Para garantir o sucesso do Salão do Automóvel de São Paulo, a Anfavea seguirá o padrão de grandes salões internacionais como os de Paris, Las Vegas, Pequim, Munique e Detroit. O presidente Márcio Lima Leite realizará uma visita oficial ao Salão de Paris para trazer as melhores práticas e tendências do mercado global.
Novo formato
Nas recentes reuniões entre os executivos das montadoras no Brasil sobre o novo Salão do Automóvel de São Paulo, foi decidido que o evento deve possibilitar a venda dos veículos exibidos, incentivar test-drives pelos visitantes e, ao mesmo tempo, manter os custos em níveis acessíveis.
Para alcançar esses objetivos, serão implementadas algumas diretrizes, incluindo a criação de estandes padronizados para todos os expositores e a proibição de atividades de alto custo, como apresentações de artistas renomados ou ações promocionais extravagantes durante o evento.