Rexona inspira superação no esporte em ação
A Rexona lançou a campanha “Pódio Impossível”. Assim, a marca aborda as barreiras que dificultam os movimentos dos brasileiros. Além disso, gera reflexão sobre como evoluir como sociedade através do esporte. Nesse sentido, a jornada começou na quinta-feira (01/08) à noite com projeções da altura de um edifício em quatro pontos da cidade de São Paulo.
As projeções verticais em lugares icônicos da cidade destacaram dados estatísticos reais. São os locais: Minhocão, Pinheiros, Higienópolis e Consolação. Assim, esses dados mensuram as barreiras que os brasileiros enfrentam e que impactam negativamente seu acesso ao esporte. Como por exemplo: obstáculos sociais, culturais, econômicos, capacitismo, etarismo, entre outros.
A superação do Pódio Impossível
Os efeitos das projeções nas paredes dos prédios despertaram a curiosidade de muitas pessoas sobre a autoria da ação. Dessa forma, a origem das projeções foi revelada nesta sexta-feira, 2 de agosto, quando a Rexona comunicou nas redes sociais a mensagem principal da campanha: é preciso ter muita confiança para enfrentar e superar o “Pódio Impossível”.
A campanha “Pódio Impossível” traz como embaixadores Serginho e Fabi Claudino (vôlei) e Daniel Dias (natação). Esses esportistas superaram com confiança todas as adversidades para chegar ao lugar mais alto do pódio.
“Mesmo com tantas barreiras, o brasileiro é capaz de se superar! Rexona quer inspirar as pessoas a investirem em seus sonhos no esporte. As projeções do Pódio Impossível chamam atenção e geram reflexão sobre as barreiras enfrentadas para a prática esportiva. Essas barreiras fazem o lugar mais alto do pódio parecer inalcançável. Com suas histórias de vida, Serginho, Daniel Dias e Fabi inspiram milhões de brasileiros, mostrando que é possível chegar ao lugar mais alto do pódio quando se tem confiança”, explica Poliana Sousa, Líder de Cuidados Pessoais da Unilever Brasil.
Serginho enfrentou a falta de estrutura para a prática esportiva e o preconceito por não se enquadrar em um esporte visto “para grandões”. Daniel Dias virou uma lenda do esporte nacional, deixando para trás bullying, capacitismo, dificuldade de acesso ao esporte e falta de apoio para atividades para PCDs. Fabi Claudino investiu na carreira esportiva, driblando a baixa renda familiar e o fato de ser atleta e mãe ao mesmo tempo.
“Minha trajetória no esporte não terminou nas quadras: ela continua agora inspirando pessoas que, como eu, sonham um dia ser atleta, mesmo diante de tantas barreiras. Muito antes de me tornar campeão no vôlei e chegar ao topo do pódio, alcancei o meu ‘pódio impossível’ quando me tornei atleta profissional, vencendo todas as dificuldades e preconceitos. O Pódio Impossível de Rexona celebra essas jornadas vencedoras que transformam vidas”, destaca Serginho.
Para além da cidade
Após a ativação que iluminou paredes da cidade, um time de criadores de conteúdo entrou em ação para reverberar o “Pódio Impossível”. Assim, ampliaram a discussão sobre o tamanho do desafio que é ser um atleta brasileiro e subir num pódio com tantas barreiras. Nomes como Karen Jonz, Danrley Ferreira, Ingrid Silva e Matheus Granado mostram como o esporte é capaz de transformar vidas e superar barreiras relacionadas à desigualdade social, etarismo, capacitismo, saúde mental, gordofobia, entre outras.
O “Pódio Impossível” expande o propósito de Rexona de incentivo ao esporte por meio do movimento, que tem como um dos pilares o programa “Quebrando Barreiras”. Esse programa é voltado à prática esportiva com crianças e adolescentes em todo o país, especialmente aqueles que enfrentam as maiores barreiras para serem ativos, como jovens de periferia. Por fim, o movimento “Pódio Impossível” se estende ao longo do ano com programações voltadas ao fomento de ações de cunho esportivo/social.