Quem é quem no The Town
O The Town está acontecendo em São Paulo nos dias 2, 3, 7, 9 e 10, no Autódromo de Interlagos, trazendo, então, uma linha de artistas de renome internacional como Post Malone, Demi Lovato, Bruno Mars, Kim Petras, entre outros.
Assim, além das atrações, festivais dessa magnitude sempre trazem inúmeras ativações de marcas que promovem várias experiências marcantes e interativas com o público. Além disso, essas ativações muitas vezes incorporam elementos de responsabilidade social, promovendo causas importantes e incentivando a participação ativa da comunidade.
GL events LIVE no The Town
A GL events LIVE, uma das parcerias oficiais do evento, deu início aos trabalhos na Cidade da Música em 28 de julho. Nesse sentido, além do Market Square, a empresa construiu e entregou mais de 7 mil m² de áreas administrativas e operacionais, como salas de imprensa, coquetéis de abertura, camarins, salas de produção, alojamentos, sala da presidência e portões de acesso. Por fim, para a delimitação dos espaços foram instalados mais de 4 quilômetros de cercas para perímetros e acessos.
Além disso, a empresa também foi responsável pela montagem de estandes e estruturas, cenografia e comunicação visual dos restaurantes Gendai, Spoleto, Hot n’ Tender, Dickey’s Barbecue Pit e de dois bares da Pizzaria Domino’s.
LPL Lighting Production no The Town
A LPL Lighting Production é a empresa que comanda a iluminação de todos os palcos, incluindo todas as suas necessidades extras, artistas e, por fim, todos os headliners.
Assim, além dos palcos, a empresa também está encarregada da iluminação completa da área VIP, soluções de luz da tirolesa Heineken, alimentação, food court, Market Square, iluminação da Rota 85 e outras ativações. Este trabalho envolveu, então, 150 profissionais, aproximadamente 20 viagens de carreta – cada uma com uma média de 15 a 20 toneladas – 580 moving lights IP65 e mais de 1000 moving lights de LED. Nesse sentido, foram 6 meses de planejamento e quase 30 dias de execução em campo.
Por fim, o Grupo Forte, empresa de elétrica e hidráulica para eventos, está responsável pela distribuição elétrica e aterramento do festival e algumas ativações de marcas.
E como de costume em todos os eventos e festivais do tipo, trouxemos assim detalhes sobre a ficha técnica dessas ativações aqui. Dessa forma, a seguir conheça as agências, marcas e espaços que estão agitando o The Town 2023:
3 Corações
Agência: Dot.Promo
Cenografia: Âmbar Cenografia
De início, 3 Corações, referência nacional no segmento de cafés, marca presença na primeira edição do The Town, o maior festival de música da capital paulista. Inspirada na crença de que o café está presente nos melhores momentos da vida, a 3 Corações leva assim à Cidade da Música ativações que celebram a bebida que é paixão nacional e garantem energia extra ao público.
No espaço principal da marca localizado próximo ao market square, a 3 Corações recebe todos aqueles movidos a café e oferece uma ativação especial: um copo com refil ilimitado durante todo o evento do Café 3 Corações Gourmet Dark Roast, por apenas R$15.
A 3 Corações conta com mais dois espaços exclusivos dedicados à degustação e ativação de produtos. No espaço Power Whey o público terá a oportunidade de participar de uma brincadeira e conhecer o novo Cappuccino Pronto Power Whey, que oferece o sabor do cappuccino com 15g de proteína, nas versões Cookies’n Cream, Clássico, Doce de Leite Chocolate. Os convidados da área vip têm à disposição opções de expressos e bebidas cremosas em cápsulas para solução TRES.
Braskem
Agências: Publicis Brasil e Samba
Luz: LPL
Com base no conceito “Rock, Reuse, Recycle, Repeat”, a Braskem está então no The Town com a “maior operação de copo reutilizável” já feita pela marca em festivais.
A ação é resultado de uma parceria com a Heineken, Red Bull e Coca-Cola, que visa incentivar o consumo consciente, reuso dos materiais e o descarte correto. Por meio dessa ativação, o festival pretende deixar de gerar mais de 10 toneladas de resíduos considerando os cinco dias de evento, em uma das maiores operações desse tipo no mundo.
CCR / Via Mobilidade
Agência: Momentum
Tecnologia: MAXI, Áudio, Luz e Imagem
A ViaMobilidade está preparada para proporcionar a melhor rota para chegar ao festival. Adotando um formato operacional inédito em São Paulo, a companhia que gerencia as linhas 8 e 9 de trens metropolitanos está oferecendo viagens expressas e semiexpressas, operando de forma contínua durante as datas do evento. Após a meia-noite, aqueles que retornam do festival poderão embarcar na Estação Autódromo da Linha 9-Esmeralda, enquanto as demais estações funcionarão para transferências e desembarques entre linhas.
Dentre as principais vantagens dos Passaportes, destacam-se o conforto proporcionado por trens exclusivos e itinerários mais ágeis, com horários predefinidos. As linhas 4 e 5 do metrô, administradas pela ViaQuatro e ViaMobilidade, também operarão ininterruptamente.
Chilli Beans
Agência: Vibes e Talz
A Chilli Beans, maior rede especializada em óculos escuros da América Latina, marca presença trazendo toda a energia do evento em três ativações exclusivas.
Além da tradicional Capela Chilli Beans, onde foram celebrados inúmeros casamentos durante a última edição do Rock in Rio, a marca também leva a Ponte do Amor, em uma referência à ponte dos cadeados de Paris (“Pont des Arts”), cidade do amor, e o Óculos Gigante, que servirá como ponto de descanso. Os participantes do festival que passarem pelas ativações da marca ganharão um adesivo para colocar na lente do óculos e uma fitinha no estilo Senhor do Bonfim para amarrar na Ponte do Amor.
Club Social
Agência: Musicalize e PROS (ônibus)
Luz e Som: Apple Produções
Cenografia: Opção A
Imagem: Ledcom
Direção técnica: prod4u
Para trazer visibilidade à novidade e reforçar seu compromisso com a cultura urbana, Club Social leva à Cidade da Música uma série de experiências que prometem encantar os espectadores com muita arte, cultura de rua, criatividade e experiências imersivas.
Uma das ativações de destaque é o busão gratuito que levará 60 pessoas por dia para o festival em clima de festa, além de mais três estandes dentro do The Town, onde os visitantes poderão experimentar o novo Club Social Snack, participar de dinâmicas e ganhar kits exclusivos.
Coca-Cola
Agência: Fibra.AG
Cenografia: Paleta Cenografia
Luz: LPL
Em parceria com a Braskem, Coca-Cola promoverá a sustentabilidade durante todo o festival incentivando o uso de copos reutilizáveis. O refrigerante oficial do The Town traz o Coke Studio, uma estrutura de 250m² e capacidade para 250 pessoas, com programação inédita de 60 horas de música e line-up poderoso composto por 30 artistas nacionais, incluindo DJ´s, dançarinos e cantores.
Essas ações reforçam a filosofia global da marca, A Magia Acontece – que busca encontrar a verdadeira magia em momentos inesperados, transformando “algo cotidiano em extraordinário”.
Colgate-Palmolive
Agência: estratégia integrada em parceria com as agências VMLY&R, BCW e o Grupo MM
Luz de fachada: LPL
A Colgate-Palmolive participa no The Town com o lançamento da Colgate Luminous White Glow. A marca está com dois estandes com ativações instagramáveis, incluindo uma direção de cena para posts no TikTok e Instagram, além de impressão da foto na hora.
Estácio
Agência: Octagom Latam
Faculdade oficial do evento, a Estácio tem como foco unir pluralidade, diversidade e arte em um estande onde vai proporcionar entretenimento a todos os estudantes e àqueles que curtirão o show.
Com uma cabine de glitter, um espaço de maquiagem e uma ativação com imagem personalizada, a Estácio ainda levará aulas com nomes especiais.
Gerdau
Agência: tm1 Brand Experience
Tecnologia: MAXI, Áudio, Luz e Imagem
O público do evento tem a chance de conhecer as ativações em dois espaços criados pela companhia na Cidade da Música. Quem visitar o estande principal, localizado no gramado com vista para os palcos Skyline e The One, encontra uma guitarra gigante de quase 6m de altura de tirar o fôlego, feita em aço, como referência para o espaço. Ali, a grande atração é a “garra humana”, na qual os participantes são içados e flutuam acima de uma piscina composta por diversos tipos de sucata metálica, como geladeiras e bicicletas, que podem ser reciclados e transformados em aço de baixa pegada de carbono novamente, reproduzindo o processo da reciclagem.
As pessoas vão precisar destinar a maior quantidade possível de sucata metálica para o “reciclômetro” durante 30 segundos e, quem coletar quatro itens ou mais, ganhará um pingente de aço em formato de guitarra.
Na área vip do evento, a Gerdau contará com uma máquina de reciclagem, semelhante àquelas famosas máquinas para “pegar ursinhos”, mas com os mesmos materiais que são considerados sucata e reproduzidos no jogo da “garra humana”. Quem conseguir concluir a ação também receberá o pingente em forma de guitarra.
ibis
Agência: Musicalize
Projeto cenográfico: The Public House (PUB)
Cenografia: Opção A
Luz e Som: Apple Produções
Imagem: Ledcom
Direção técnica: prod4u
O espaço da ibis, aberto ao público, tem uma área de descanso para relaxar, carregar o celular e curtir os shows de um dos palcos do festival, o São Paulo Square.
Além disso, o público tem a chance de participar de uma ativação de fotos para ganhar um brinde especial da marca ibis.
ifood
Agência: DM9
Tecnologia: Apple Produções
Luz de fachada: LPL
O Ifood levou um restaurante em parceria com artistas nacionais, para gerar conexões e criar experiências.
A marca ainda conta com um estande de 150 m² próximo ao palco The One. Além disso, 150 ambulantes estão espalhados pela Cidade da Música vendendo snacks e bebidas.
Itaú
Agência: Todos. Projetos Especiais
Tecnologia: MAXI Áudio, Luz e Imagem
Conteúdo: Maze FX
Cenografia: Paleta Cenografia
Luz: LPL
Patrocinador de inúmeros eventos culturais no Brasil, o Itaú preparou diversas ativações para todo o público. O espaço celebrará as noites paulistanas festas temáticas, de acordo com cada line-up. O local também conta com DJ’s convidados que se apresentarão no rooftop do espaço, além da distribuição de brindes.
O andar térreo do estande é aberto, enquanto que o Rooftop é exclusivo para os clientes do banco, mediante apresentação de cartão de crédito, débito ou do app no celular.
E a parte da fachada externa do espaço do Itaú será composta por paredes de LED de ultradefinição, com mais de 8 metros de altura, com conteúdos 3D e motion design, incluindo alguns gerados por inteligência artificial, inspirados na cidade, na música e em seus artistas.
Além disso, o Itaú levará sua tradicional roda gigante para o The Town.
Johnnie Walker
Agência: BFerraz
Montagem cenográfica: MChecon
Em sua ativação, Johnnie Walker convoca o público a caminhar sobre uma esteira, enquanto escuta uma música escolhida na playlist disponível. Cada participante ganha um par de meias exclusivo da marca como brinde individual e a soma da caminhada de todos destrava benefícios coletivos durante o festival.
E é a caminhada coletiva que também vai iluminar a saída e tornar a volta do público para casa mais segura, especialmente para as mulheres. No início da noite, todos os passos acumulados ao longo do dia de ativação vão desbloquear um corredor de luzes na Av. Feliciano Correia, principal acesso à estação Autódromo da CPTM.
KitKat
Agência: Samba
Conteúdo: Maze FX
Projeto cenográfico: The Public House (PUB)
Luz e Led: LPL
O espaço de KitKat traz, como principal inovação para o público, um conteúdo anamórfico, com uma tecnologia 3D que dá volumetria e a sensação de um filme que extrapola a tela. Fora isso, a marca também conta com três diferentes ativações, que se localizam em pontos diferentes do Autódromo.
A principal, além de espaços para photo opportunity, conta ainda com um escorredor que lembra parques de diversão. As outras duas trazem novidades da marca desenvolvidas especialmente para o festival, além da distribuição exclusiva de brindes para o público.
Lagunitas
Agência: Atenas
A ativação da marca no The Town tem uma ambientação inédita construída com as características de uma nave extraterrestre em formato de um bar, utilizando os principais elementos que a marca comunica na campanha “Californian for Real”. A nave de Lagunitas oferece uma atmosfera única.
Os consumidores que passarem pela nave de Lagunitas poderão retirar um chope gratuito, para isso é necessário realizar o cadastro com uma promotora, tirar sua foto/vídeo no famoso sofá laranja da Lagunitas, que terá luzes posicionadas acima, brincando com a ideia de “abduzir”, e marcar #LagunitasNoTheTown. Após a publicação, o consumidor irá ganhar uma pulseira que vale o chope de graça.
Além do espaço exclusivo, é possível encontrar o chope de Lagunitas em todos os bares do evento. A venda da cerveja acontece também em lata por meio dos backpackers que transitam pelo evento.
LATAM
Agência: BFerraz
Montagem cenográfica: MChecon
Além de distribuir 2,5 milhões de pontos LATAM Pass e compensar as emissões dos principais voos para a capital paulista nos dias do evento, a LATAM colocará literalmente o público para voar na Cidade da Música em seu estande de 80 metros quadrados distribuídos em dois andares.
O espaço da LATAM no The Town contará com três atrações principais: o jogo “Garra Humana”, um observatório instagramável e uma área VIP exclusiva para os convidados da companhia aérea. Além disso, todos os clientes que voarem com a LATAM para o The Town serão bonificados com 10 mil pontos LATAM Pass.
McDonald’s
Agência: Octagon Latam
O McDonald’s, além de lançar o McMelt The Town, construiu a sua maior operação já executada na América Latina, dentro do Autódromo de Interlagos. No total, são três cozinhas em uma área de 1.700 metros quadrados, com mais de 460 funcionários. A rede revelou que a megaoperação será a maior da história, cerca de cinco vezes superior à de sua primeira participação em um festival.
A marca está com uma área de 1.500 metros quadrados de praça de alimentação e descanso para o público do festival. Na praça, o público tem disponíveis combos e itens avulsos do McMelt The Town, Big Mac, Cheddar McMelt e McFritas.
Além disso, há um espaço com ativações, como uma parede sensorial com os sanduíches e batatas em tamanho gigante e texturizada, e um jogo inspirado no clássico Pac-Man, em que cada jogador deve pegar a maior quantidade possível de itens passando pelo mapa no tempo determinado. O McDonald’s também vai distribuir brindes no local, além de uma estação para fotos. Na área VIP, a rede colocou uma piscina de bolinhas com brindes de Use Méqui.
Rádio Mix
Agência: Musicalize
Luz e Som: Apple Produções
Cenografia: Opção A
Imagem: Ledcom
Direção técnica: prod4u
Atenta a todos os momentos do The Town 2023 e com a missão de disseminar informação sobre música e entretenimento para o Brasil, a rádio oficial do maior festival de música, cultura e arte de São Paulo conta com um lounge de 50m² e 6 metros de altura.
Dividido em dois andares, há um rooftop dedicado para convidados da rádio e, no andar de baixo, dois estúdios totalmente preparados para garantir a excelência da transmissão.
Movida
Agência: ARC Brasil
Luz e som: Apple Produções
No decorrer do evento, a empresa de aluguel de carros colocará todo mundo para dançar em um desafio que promoverá o plantio de árvores em áreas degradadas do Cerrado brasileiro.
No estande da Movida, com vista para o palco The One, há uma pista de dança onde os visitantes serão a atração principal. Em frente ao telão, é possível dar início ao desafio, que é dançar o RAP da marca, como em um videogame. As rimas, que falam sobre os serviços e diferenciais que a empresa oferece aos seus clientes, irão dar ritmo ao show e a soma de passos das dancinhas realizadas será convertida no plantio de árvores.
Nissin
Agência: Mutala
Ao apresentar Cup Noodles como o macarrão instantâneo oficial do evento, a marca vai saciar a fome dos visitantes em apenas 3 minutos, garantindo rapidez, agilidade e preço acessível para que ninguém perca o seu lugar no gramado mais disputado de São Paulo.
Durante os cinco dias de festival, estarão à venda os 12 sabores de Cup Noodles e mais três sabores do Yakissoba U.F.O. – novidade nesse tipo de evento – para combinar com os momentos e com os artistas favoritos que compõem a setlist.
Porto
Agência: Musicalize
Luz e Som: Apple Produções
Direção técnica: prod4u
Cenografia: Opção A
Imagem: Ledcom
Roda-Gigante: Mirabilandia Park
A Porto é patrocinadora oficial do evento e vai cuidar do público durante essa maratona sonora e visual com ativações especiais das verticais Porto Seguro e Porto Saúde, incluindo uma montanha-russa de dois loopings e um lounge, além de toda a operação dos ambulatórios do evento.
Tendo como tradição o apoio a diversas iniciativas culturais e de entretenimento, a Porto sabe muito bem o potencial que grandes eventos têm de mobilizar pessoas, ao promover socializações e interações positivas, além de engajar multidões.
Red Bull
Operação: Sherpa42
A Red Bull leva ao The Town o novo Red Bull Summer Edition – Figo & Maçã. Com a surpreendente combinação de Figo e Maçã, a composição traz um sabor especial para se aproveitar a temporada mais quente do ano. No festival, o produto estará disponível nos bares e por meio de vendedores rotativos em toda a pista.
Ao longo dos dias do The Town 2023, a Red Bull fará parte de uma ação inédita do festival de copos reutilizáveis, em parceria com a Braskem, que tem como objetivo reduzir 10 toneladas de resíduos. A operação incentiva o consumo consciente, o reuso dos materiais e o descarte correto.
Riachuelo
Agência: Red Door
Cenografia: Live Arquitetura Promocional
Shimmer Wall: Shimmer Painéis
No total, a marca levou três espaços – o closet da Riachu, com cenários fashionistas para garantir a foto perfeita; uma pop-up store da FANLAB, marca geek da Riachuelo, que vai celebrar os 100 anos da Disney com produtos e espaços instagramáveis exclusivos; e um ambiente de descompressão estiloso e super confortável para recarregar as energias de Casa Riachuelo em parceria com a 3 Corações.
Durante todos os dias, a marca terá repórteres espalhados pelo gramado para captar os looks mais incríveis; personalidades icônicas marcando presença em seu closet; e ainda vai distribuir um acessório fashion para as pessoas deixarem seus looks ainda mais estilosos. Além disso, a Riachuelo também vai promover desafios e ativações especiais, como o S.O.S Close e a Caixa Surpresa.
Seara
Agência: TV1
Projeto cenográfico: The Public House (pub)
Cenografia: BMarketing
Luz: LPL
Com os espaços Seara e Seara Gourmet, os lounges se destacam pelas experiências multissensoriais, além disso, conta com uma linda iluminação em LED. Assim, ambos os espaços serão repletos de detalhes instagramáveis. Por fim, as experiências se completam com mezaninos com vistas privilegiadas para o palco The One, áreas vip e degustações oferecidas por chefs convidados.
Durante os cinco dias de festival, o público poderá participar de duas ativações especiais dentro do espaço: Morda e Surpreenda-se e o Crocantômetro, que destaca os produtos da nova linha de Frangos Crocantes, com muito sabor e crocância, feita com 100% peito de frango e cortes íntegros, como a coxinha empanada, em diferentes casquinhas.
Sephora
Chamado de Distrito Sephora, o estande será um espaço imersivo com uma atmosfera urbana que oferecerá então experiências exclusivas onde será possível ganhar brindes, além de um serviço de maquiagem em um ambiente inovador.
Agência: Samba
SETUR-RJ
Agência: Núcleo da Ideia (NDI)
TikTok
O TikTok é parceiro de conteúdo oficial do festival e portanto tem uma série de iniciativas relacionadas ao evento. Nesse sentido, o espaço na Cidade da Música tem conceito que assimila estéticas originadas no ambiente virtual, dando materialidade à plataforma e encoraja comunidades a se expressarem nas mais diversas frentes.
Além disso, o lounge da plataforma no festival foi pensado para a comunidade de criadores da plataforma e conta com uma programação especial para os convidados, interação com marcas, ativações e mais. Nele, os criadores vão poder então acompanhar com vista privilegiada os shows do palco Skyline. Por fim, na fachada do lounge ainda há uma área dedicada para o público geral tirar fotos ou gravar vídeos como se estivesse dentro do feed “Para Você” do aplicativo.
O TikTok ainda conta com um espaço no lounge dos camarins em que artistas que se apresentam no festival podem gravar conteúdo. Dessa forma, vídeos e entrevistas exclusivos produzidos ali podem ser assistidos no perfil do TikTok Brasil, mostrando ao público um pouco do que rola nos bastidores de um grande festival.
Agência: Musicalize
Luz e Som: Apple Produções
Direção técnica: prod4u
Cenografia: Opção A
Imagem: Ledcom
Trident
Agência: Sherpa42
Led: Grupo Forte
Trident conta com um estande, operado pela agência Sherpa 42, que traz à vida ativações interativas para cada sabor da edição especial “The Town” que a marca trouxe então para as embalagens de 14 unidades, já disponíveis no mercado.
Assim, cada sabor homenageia um ponto turístico da cidade de São Paulo, tais como: Avenida Paulista, Parque Ibirapuera e Ponte Estaiada. Dessa forma, a ativação será o ponto alto da campanha “Destrave o Play no The Town”, idealizada pela agência Leo Burnett Tailor Made, com foco total na cena musical. As referências aos pontos turísticos estarão então nas cinco instalações com a estética e os cheiros inconfundíveis dos sabores de Trident Intense, Blueberry, Tutti Frutti, Melancia e Menta.
Vivo
Visando promover a diversidade, a marca irá destacar assim as ações e manifestações artísticas que são parte da cultura regional com o movimento Presença Preta.
Dessa forma, a operadora conta com dois espaços no festival, um estande de 150m² de frente para o palco Skyline e outro de 50m² de frente para o palco Factory. No Skyline, a marca proporcionará então experiências com photo oportunity.
Além disso, o espaço ainda receberá as batalhas de rima, que irão rolar diariamente, e o “Salão de Cria”, onde profissionais negros especializados em cabelo e maquiagem irão produzir todos que quiserem ficar no mood do festival. E assim, todos que participarem das ativações da marca poderão girar a roleta digital de brindes, que distribuirá, entre outras coisas, pochetes e shoulder bags feitas com materiais provenientes de uniformes de técnicos da Vivo, que seriam encaminhados para descarte, e que foram produzidos em parceria com a Retalhar e a MOVI (Movimento Eu Visto o bem), por mulheres detentas ou em processo de ressocialização.
Agência: Musicalize
Projeto cenográfico: The Public House (PUB)
Direção técnica: prod4u
Cenografia: Opção A
Luz e com: Apple Produções
Giroscópio: Scorplay
Imagem: Ledcom
Volkswagen
Agência: Atenas.ag
Projeto Cenográfico: The Public House (pub)
Luz: LPL
A Volkswagen do Brasil conta com quatro espaços de entretenimento para conectar o público do The Town 2023 no Autódromo de Interlagos.
Assim, o estande Skyline acelera na direção da música e do futuro. É lá que está o Car Sound T-Cross, uma competição musical que traz o modelo T-Cross, o SUV mais vendido do Brasil, como um instrumento para os jogadores criarem suas músicas. São então dois participantes por vez, acomodados nos bancos dianteiros. Por fim, eles devem utilizar elementos do veículo para acionar sons e reproduzir músicas.
Heineken
Agência: Atenas.ag
Projeto cenográfico: The Public House (PUB)
Luz e Led das tirolesas: LPL
Audio Visual/LED: Muzik
Ao todo, são 8 pontos de ativação para transmitir as mensagens da marca e o discurso da plataforma Heineken Green Your City, que reúne então os compromissos de cultura e sustentabilidade da marca em um olhar para a vida noturna, música e relações com as cidades por meio de experiências relevantes e para ressignificação dos espaços urbanos com um objetivo central: pensar no futuro.
Nesse sentido, chamado de “Good Times Brouwery”, o principal ponto de ativação é um espaço feito para todos apreciarem os componentes de uma das cervejas favoritas do mundo.
Fotos: Divulgação