
Oktoberfest Blumenau 2025 terá estreia do Oktoberfest Summit
Em sua 40ª edição, a Oktoberfest Blumenau — considerada a maior festa alemã das Américas — vai abrir um novo capítulo em sua trajetória de sucesso: a estreia do Oktoberfest Summit, um fórum de conteúdo voltado ao mercado de eventos, turismo, branding, economia criativa, inovação e gestão. O encontro vai acontece entre os dias 13 e 15 de outubro, em paralelo à festa tradicional, que ocorre de 8 a 26 de outubro.

A proposta do Oktoberfest Summit é ir além da celebração cultural e mergulhar nos bastidores de um dos maiores eventos do Brasil, oferecendo imersão, troca de conhecimento e networking entre profissionais, empresários e especialistas do setor. A programação inclui palestras, painéis temáticos e visitas técnicas aos bastidores da festa — como desfiles, camarotes e áreas de tecnologia — com foco em temas como operação, sustentabilidade, segurança, licenciamento de marcas, cashless, e reconhecimento facial.
De acordo com Delton Batista, presidente do conselho do evento e líder do LIDE SC/RS, o Summit surge para discutir o modelo de gestão e o impacto da Oktoberfest como um case de parceria público-privada de sucesso, que gera benefícios econômicos e sociais para toda a região.
“Será uma oportunidade única para líderes do setor entenderem os pilares que sustentam um evento dessa magnitude operando sob as exigências do setor público”, afirma.
Já para Gelson Walker, CEO da Tô Indo Viagens e Eventos e responsável pela organização do fórum, o evento busca inspirar e capacitar quem atua com experiências e grandes produções.
A Oktoberfest é hoje referência em organização, place branding e integração com o território, um trabalho de reposicionamento conduzido por Guilherme Benno Guenther, diretor-geral da festa. Ele destaca que a marca Oktoberfest deixou de ser apenas uma experiência etílica para se tornar uma celebração familiar da cultura alemã — um salto que reposicionou Blumenau no mapa dos grandes eventos internacionais.
Para se ter uma ideia da dimensão da festa, são esperadas 600 mil pessoas, incluindo 25 mil crianças e 1.500 pessoas autistas, todos com identificação especial. Estima-se o consumo de 2,5 milhões de copos de chope e a venda de quase 600 mil pratos da culinária alemã. Ao longo dos 19 dias, 95 bandas — locais, alemãs, austríacas e argentinas — se revezarão em cinco palcos com repertório genuinamente germânico.
A cenografia da Spaten, cerveja oficial do festival, também tem tudo para ser de tirar o fôlego, sendo mais uma vez assinada pela Agência Guru, conforme revelado no começo do mês aqui no Live MKT News.
Reconhecida até mesmo por Munique, cidade que abriga a Oktoberfest original, a edição brasileira prova que a combinação entre tradição, gestão profissional e inovação pode transformar uma festa popular em um exemplo global de evento multicultural, sustentável e economicamente relevante.
Foto: Divulgação